CÂMARA DE VEREADORES MIRINS 2014



Encerramento da Câmara Mirim - Edição 2014

 

A solenidade de encerramento da Câmara Mirim- Edição 2014 – ocorreu no dia 14/11 no Palácio Barbosa Lima. Os alunos das nove escolas de ensino fundamental, que participaram das atividades, fizeram a entrega ao presidente da Câmara, Julio Gasparette (PMDB), das propostas priorizadas que podem se transformar em dispositivos, como projetos de lei. O presidente as encaminhará para a Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa. O tema central foi Mobilidade Urbana, que teve como subtemas: transporte público e transporte alternativo. Duas jovens solicitaram, em nome dos demais, retorno sobre os encaminhamentos a serem dados.

Gasparette incentivou os adolescentes a continuarem discutindo política e conclamou a participação de um número maior de escolas na próxima edição do programa. A união dos colégios dos mais diversos pontos da cidade foi considerado o fator mais importante para o vice-presidente Rodrigo Mattos (PSDB) por demonstrar que Juiz de Fora não está dividida. Ao ver jovens falando e exercendo a democracia, Isauro Calais (PMN) se disse otimista. O vereador também observou o grande número de meninas participantes da Câmara Mirim e ressaltou a importância da presença feminina na política. Os três vereadores fizeram a entrega de certificados de participação às escolas e aos estudantes.

Na mesma linha, o professor Gilmar Vianella, que se pronunciou em nome dos estabelecimentos de ensino, disse que a Câmara Mirim proporciona a força da soma das idéias diferentes que se combinaram nas propostas apresentadas. Ainda conforme ele, os estudantes aprenderam como se dá construção da democracia e a legitimação das leis.

O programa, que busca estimular a cultura democrática e a participação cidadão a partir da reflexão sobre o papel do Legislativo Municipal, contou com a participação do colégio Jesuítas, do Instituto Estadual de Educação, da Escola Cenecista Monteiro Lobato, das Escolas Municipais Antônio Carlos Fagundes, Áurea Bicalho, Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Gabriel Gonçalves da Silva, Rocha Pombo e União da Betânia. Os trabalhos foram coordenados por profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara. A coordenação dos trabalhos ficou sob a responsabilidade de profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara.

Mobilidade Urbana – Propostas Priorizadas

Propostas 1º Subtema: Transporte Público



1 - Caberá ao poder público determinar rotas que restrinjam o desembarque de usuários de transporte coletivo antes do destino a que estes se proponham, ou seja, em pontos intermediários. O sistema deve ser adotado principalmente pelos ônibus com superlotação, a exemplo dos que fazem as linhas para a UFJF, a Unipac e a Faculdade Estácio de Sá.

2 - Revisão, pelo poder público, do Plano Diretor da cidade com o propósito de promover e incentivar a instalação de Regiões Polo de Serviços ao Cidadão. Tratam-se de empreendimentos comerciais e postos de atendimento ao cidadão, reduzindo o fluxo de pessoas em áreas já saturadas.

3 - Subsídio, pelo poder público, de 50% do valor da tarifa em vigor para os estudantes cadastrados. Paralelamente haveria incentivo ao uso do transporte coletivo e diminuição do tráfego de carros.

2º Subtema: Transporte Alternativo



1 - Promoção, pelo poder público, junto à Settra, de rodízio de automóveis particulares, por final numérico das placas, incentivando o transporte solidário.

2 - Desenvolvimento, pelo poder público, de ações que possam garantir o tráfego de pedestres em regiões de grande fluxo. Melhoria da infraestrutura e manutenção das calçadas, adequando-as para garantir a circulação de pessoas, principalmente as com deficiências, além da implantação de rampas de acesso, pisos táteis direcionais e de alerta.

3 - Incentivo ao uso de bicicletas como meio alternativo de transporte a partir das seguintes iniciativas: Instituição do Dia do ciclista juiz-forano, com lançamento da Campanha Ciclista Legal e implantação de Ciclovias e bicicletários em vias como Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, Via São Pedro, Avenida Brasil. Encerrados os trabalhos em 2014, convidamos as instituições de ensino do município a participar da reunião no dia 10 de dezembro, às 14h00min, no plenário da Câmara Municipal, quando será apresentada a proposta de trabalho da Câmara Mirim para o ano de 2015. Nesta oportunidade também será realizado o sorteio das escolas participantes de mais essa edição da Câmara Mirim.