CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim faz reunião com escolas para planejar 2022

Escolas que irão participar do projeto em 2022 se reuniram nesta quinta-feira, 24

Nesta quinta-feira, 24, a Câmara Mirim se reuniu com representantes de algumas escolas que integrarão o grupo das 10 instituições juiz-foranas selecionadas para os debates de 2022 para apresentar o planejamento deste ano. O projeto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) com o intuito de estimular a cultura democrática e a participação política e cidadã para jovens adolescentes do 8º e 9º anos do ensino fundamental a partir do debate de questões relevantes para a sociedade.

Segundo Sérgio Dutra, coordenador da iniciativa, “a ideia inicial era garantir as escolas de 2020, como não foi possível realizar nos últimos 2 anos [devido à pandemia], mas quatro escolas abriram mão de sua presença”. Com isso, o grupo de 6 escolas que permaneceu (Centro Educacional Aguiar Celeghini - CEAC, Escola Estadual Antônio Carlos, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Rocha Pombo, e Escola Municipal União da Betânia) recebeu a chegada de duas outras escolas, o Colégio dos Jesuítas e o Centro de Educação Interativa. Diante disso, há duas vagas que permanecem em aberto, uma para escola pública, e outra para particular. Sérgio fará contato posterior com outros centros de ensino juiz-foranos para definir as instituições participantes.

Para os colégios garantirem sua participação na Câmara Mirim deste ano, deverão preencher o Termo de Adesão e entregá-lo à CMJF até o dia 7 de março. Neste ano, aqueles selecionados irão escolher um grupo de 8 a 12 estudantes até o dia 7 de abril, data em que ocorrerá uma reunião para preparar a Cerimônia de Instalação da Câmara Mirim, que tem a realização prevista para o dia 13 de abril no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Neste ano, o tema que irá pautar as discussões da Câmara Mirim será selecionado pelos próprios participantes do projeto. Sérgio afirmou que será solicitado “às escolas um questionamento interno com seus alunos [participantes] para avaliar os temas que serão apresentados em uma reunião em abril”. Após isso, sociólogo coordenador do projeto afirmou que as sugestões “serão compiladas para definir dois ou três temas”.

Assim como vai ocorrer no Parlamento Jovem, o mês de março será destinado a visitas nas escolas. Para aquelas com a presença praticamente confirmada para a edição de 2022 (restando apenas a entrega do Termo de Adesão), algumas datas já foram agendadas. O Colégio dos Jesuítas será o primeiro centro de ensino a receber a Câmara Mirim, no dia 17 de março. Posteriormente, a Escola Municipal União da Betânia será visitada no dia 23, seguida pela Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade no dia 24. Por fim, a Câmara Mirim visitará o Centro de Educação Interativa, a Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu e a Escola Estadual Antônio Carlos nos dias 28 de março, 31 de março e 4 de abril, respectivamente.

Mais informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa