CÂMARA MIRIM

Plenário é palco da cerimônia de instalação da Câmara Mirim 2019

Chegou a hora de dar o pontapé nas atividades da nova edição do Câmara Mirim, um projeto da Câmara Municipal que, anualmente, recebe alunos de 13 a 15 anos interessados em aprender sobre cidadania, conhecer o trabalho desempenhado no Legislativo e aumentar o senso e o engajamento político dos estudantes.

Participaram da sessão solene, o vereador Júlio Obama Jr. (PHS), o coordenador da Câmara Mirim de Juiz de Fora e Sociólogo, Sérgio Peres Dutra; o professor do Departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenador dos monitores do projeto pela UFJF, Dr. Jorge Chaloub; a professora da Escola Municipal Áurea Bicalho, Maria Elizabete da Cruz Jacometti e a acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFJF e monitora do Câmara Mirim, Clara Freguglia Roque.

O vereador Júlio Obama Jr., à frente da sessão, deu as boas vindas as estudantes, salientando a solenidade como o início da vida cidadã dos adolescentes. “Jamais vocês verão a cidade, o estado e o país com os mesmos olhos. A visão de vocês será muito mais ampliada”, afirmou.

A aluna Angélica Cândido Moura, da Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, foi a representante dos participantes da edição do projeto em 2018. No evento, ela agradeceu à Câmara Municipal em nome de todos os demais estudantes envolvidos anteriormente. “O projeto nos ajudou a perceber que está em nossas mãos a construção de uma nova nação. As atividades despertaram nossa sensibilidade, consciência e espírito crítico”, afirmou, desejando um bom trabalho para os novos participantes.

Já o aluno Nathan Soares Marinho Paschoal, do Colégio Metodista Granbery, falou em nome dos participantes da nova edição do projeto. “Para nós, é um privilégio estar neste ambiente, que é tão importante para o município. Acredito que só por meio da política será possível alcançar grandes transformações. E o nosso momento é agora”, disse.

O coordenador dos monitores do projeto pela UFJF, Dr. Jorge Chaloub, destacou: “A Câmara Mirim é um projeto que dá o real sentido às propostas de extensão da UFJF, na medida em que minimiza as críticas contundentes à política, mostrando que o tema não deve ser tratado apenas de forma negativa, estando intimamente ligado à ideia do ‘comum’. Os estudantes tornam-se sujeitos ativos, participativos, mesmo ainda não votando”, acrescentou Jorge.

Corroborando com essa ideia, o coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Dutra, finalizou: “É uma oportunidade para que os alunos conheçam e interajam com outras pessoas, entendam os desafios da cidade e aprendam os preceitos da democracia, por meio da política”.

Este ano, as seguintes escolas participarão das atividades: Centro de Educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio dos Jesuítas, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa