CÂMARA MIRIM

Proposta da Câmara Mirim será apresentada em plenário no dia 6 de novembro

Os alunos do projeto terão oficinas para estimular e explicar as atividades

deliberativas de um possível projeto de lei

Os representantes das escolas envolvidas no projeto Câmara Mirim decidiram, em reunião na tarde desta quinta-feira,  08, que as propostas escolhidas a serem encaminhadas à Comissão de Participação Popular serão apresentadas no dia 06 de novembro. Durante o semestre letivo, os alunos participarão de oficinas e atividades em grupo para deliberarem sobre o tema Acessibilidade. Para que professores do projeto e representantes das escolas decidam sobre os próximos passos está agendada uma nova reunião para o dia 28 de agosto.

Os dois próximos encontros dos estudantes já estão previstos para os dias 17 de agosto, na Escola Municipal Rocha Pombo (no bairro Amazônia), e 12 de setembro, no Colégio Metodista Granbery (no bairro Granbery). Na programação do encontro do dia 17, já estão agendadas três oficinas temáticas: política, cidadania e democracia; os poderes da República; e o papel dos vereadores - e para que servem as leis do país. De acordo com o coordenador do projeto, Sérgio Dutra, a Câmara Mirim é um programa que tem o intuito de fazer com que os estudantes entendam o funcionamento do poder legislativo e participem da vida política.

A Câmara Mirim recebe alunos de 13 a 15 anos, incentivando a discussão política um pouco antes de iniciarem as atividades como cidadãos por meio do voto, ao completarem 16 anos. O sociólogo e coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Peres Dutra, explica que o objetivo do projeto é inserir os estudantes no debate democrático e na participação política. Nesse sentido, cada colégio escolheu oito alunos do 8º ou 9º ano interessados em aprender sobre cidadania, e em conhecer o trabalho desempenhado no Legislativo para participarem das atividades, nas quais os estudantes serão capacitados por meio de oficinas, além de realizarem uma visita orientada à Câmara.

Na edição de 2019, 14 escolas são participantes do projeto: Centro de educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr.Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa