CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim realiza o primeiro encontro de capacitação dos estudantes

Neste ano, os alunos discutem o tema “Acessibilidade para pessoas com deficiência nas escolas”

Cerca de 100 alunos que integram o projeto Câmara Mirim se reuniram neste sábado, 17, na Escola Municipal Rocha Pombo, localizada no bairro Amazônia. O objetivo do encontro foi proporcionar a capacitação dos estudantes e promover a integração entre os participantes.

A Câmara Mirim reúne estudantes do Ensino Fundamental que possuem de 13 a 15 anos, incentivando a participação política entre os adolescentes. Além de receberem oficinas sobre cidadania e política, eles precisam apresentar sugestões de lei sobre “Acessibilidade para pessoas com deficiência nas escolas” - tema escolhido pelos próprios estudantes.

Durante o encontro foram realizadas três oficinas de capacitação, com os temas: “política, cidadania e democracia”; “o papel dos vereadores”; e “como se faz uma lei”. O coordenador do projeto, Sérgio Dutra, conta que os alunos foram divididos em três grupos para facilitar a comunicação com os monitores, responsáveis pela condução das oficinas. “São muitas pessoas, o que dificulta fazermos a capacitação em uma sala só. Então, nós dividimos os alunos em três grupos, garantindo que tivesse representante de todas as escolas em cada sala. Mas todos participaram das três oficinas e receberam as mesmas instruções, simultaneamente”, explica.

O encontro também proporcionou o entrosamento dos estudantes, por meio de uma dinâmica ministrada pelo professor de artes da Escola Municipal Rocha Pombo, Walmor. “Com a dinâmica, os alunos deram uma relaxada, se conheceram melhor e já entraram no clima no encontro”, garante Sérgio. Os participantes também organizaram um lanche durante a tarde, momento em que também tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros.

O próximo encontro da Câmara Mirim está previsto para o dia 12 de setembro,  no Colégio Metodista Granbery, onde será oferecida uma oficina voltada para a temática da edição. Após o encontro, os alunos começarão a elaborar propostas para ampliar a acessibilidade nas escolas. No dia 6 de novembro as propostas serão apresentadas na Plenária Municipal e, caso aprovadas, serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa.

Ao todo, 120 alunos participam do projeto. As escolas que integram a Câmara Mirim nesta edição são: Centro de Educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio dos Jesuítas, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa