CÂMARA MIRIM



Câmara Mirim discutirá Educação e Escola inclusivas

 

Alunos de 14 escolas de JF debaterão sobre como tornar a educação e a escola acessíveis a todos 

 

Como tornar o invisível visível? Essa foi a linha condutora da reunião de professores e representantes das escolas envolvidas no projeto Câmara Mirim, realizada na tarde desta quinta-feira, 29. Durante as discussões para as definições das próximas etapas, o tema acessibilidade foi divido em dois subtemas a serem trabalhados pelos alunos para que sejam, em novembro, apresentados na finalização do projeto. Os temas escolhidos foram Educação e Escola Inclusivas. O 3º Encontro dos alunos das escolas envolvidas acontecerá no dia 27 de setembro, no Colégio Granbery, às 14h. O cronograma das atividades já foi definido. O 4º e último encontro acontecerá no dia 17 de outubro. A plenária municipal e a cerimônia de encerramento estão marcadas, respectivamente, para os dias 6 e 22 de novembro, no plenário da Câmara Municipal. 

Durante o próximo encontro, os alunos participarão de oficinas de libras e de atividades que envolvam aproximação com as dificuldades e o direito à igualdade das pessoas com algum tipo de deficiência.  Os professores do projeto e representantes das escolas apresentarão no dia 17 de outubro, quando enviarão as propostas e a lista dos alunos escolhidos para a etapa municipal. De acordo com o sociólogo e coordenador do projeto, Sérgio Dutra, a Câmara Mirim tem o intuito de fazer com que os estudantes entendam o funcionamento do poder legislativo e participem da vida política. 

A Câmara Mirim recebe alunos de 13 a 15 anos, incentivando a discussão política um pouco antes de iniciarem as atividades como cidadãos por meio do voto, ao completarem 16 anos. Sérgio, explica que o objetivo é inserir os estudantes no debate democrático e na participação política. Nesse sentido, cada colégio escolheu oito alunos do 8º ou 9º ano interessados em aprender sobre cidadania, e em conhecer o trabalho desempenhado no Legislativo para participarem das atividades, nas quais os estudantes serão capacitados por meio de oficinas, além de realizarem uma visita orientada à Câmara.

Na edição de 2019, 14 escolas são participantes do projeto: Centro de educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr.Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa