CÂMARA MIRIM



Alunos do Câmara Mirim se preparam para elaborar propostas sobre acessibilidade

 

Próximo encontro acontece no dia 17 de outubro

 

O terceiro encontro das escolas participantes do Câmara Mirim 2019 foi marcado por interação, informação e descontração. O evento, que aconteceu na tarde da última sexta-feira, 27, no Colégio Granbery serviu para apresentar, de forma ampla, o tema que está sendo discutido pelo programa este ano: acessibilidade nas escolas. 

Os adolescentes participaram de uma dinâmica de grupo, coordenada pelo orientador educacional  Marcos Amaral. "O objetivo foi fazê-los se depararem com a deficiência e entender como lidar com ela no cotidiano", diz Marcos. "Todos nós temos algum tipo de deficiência. É necessário unir forças", complementa. Uma das palestrantes a neuropsicopedagoga Ketty Cláudia Neves do Amaral disse que o corpo docente e os alunos necessitam estar capacitados para atender as demandas das pessoas com deficiência. "O tema foi escolhido pelos jovens, e isso é muito rico, porque nossa sociedade traz resquícios de uma sociedade excludente. Esses participantes do Câmara Mirim serão profissionais com um olhar diferenciado", diz Ketty. "O projeto é muito bacana, pois traz a questão da conscientização política do cidadão", acrescenta a coordenadora pedagógica do Granbery, Jucimar Oliveira. 

A estudante Gabriela Picinini, de 13 anos, do Colégio dos Jesuítas considera interessante participar da vida política das cidades. "Ajudar o próximo é a melhor coisa", enfatiza a também adolescente Victoria Emanuele da Silva, 13 anos, da Escola Municipal Vereador Marcos Freez. Já Pedro Delage, 14 anos, entende que o programa Câmara Mirim ajuda a adquirir conhecimentos políticos importantes para o processo democrático. "o país tá precisando disso", diz Delage. 

"MUDAR O MUNDO" - Com a palavra, quem entende do assunto

O ponto alto do terceiro encontro das escolas foi o depoimento do Enzo Negreiros, de apenas 10 anos. Enzo nasceu com paralisia cerebral e, junto da mãe, Geórgia, faz um trabalho de conscientização em prol da inclusão. Embora ele diga que há pessoas muito cruéis, é com três palavras que o menino resume seu papel: "mudar o mundo". "A diversidade está em tudo, em todos os lugares. E a cognição do Enzo permite que ele vá além", diz Geórgia. "Só falo que sou como qualquer um", finaliza Enzo. 

O servidor responsável pelo programa da Câmara Municipal diz que o terceiro encontro preparou os alunos para o que está por vir no Câmara Mirim. "A partir da informação recebida, eles vão começar a elaborar as propostas que serão encaminhadas para discussão entre as escolas no final de outubro e início de novembro", explica Sérgio Dutra. 

O próximo encontro das escolas será em 17 de outubro, no Viana Júnior. Na ocasião, serão apresentados aos jovens o formato e a dinâmica das propostas, "pra que todos cheguem em igualdade de condições", enfatiza Dutra. O Câmara Mirim recebe alunos de 13 a 15 anos, incentivando a discussão política um pouco antes de iniciarem as atividades como cidadãos, por meio do voto, ao completarem 16 anos. 

Na edição de 2019, 14 escolas são participantes do projeto: Centro de educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr.Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa