CÂMARA MIRIM

Solenidade abre atividades da Câmara Mirim 2017

Com o objetivo de trazer reflexão e debater questões pertinentes a sociedade juiz-forana, na tarde desta sexta-feira, 12, deu-se início as atividades da Câmara Mirim edição 2017, no plenário do Legislativo. A solenidade foi marcada pelos pronunciamentos de estudantes e vereadores presentes, além da entrega do documento com as propostas da edição 2016 à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa.

Para passar um pouco da experiência de participar do projeto, a aluna Camille Vitória, do Centro de Educação Interativa - CEI, fez um depoimento aos participantes demonstrando a satisfação de estar há dois anos fazendo parte da Câmara Mirim. Disse que a possibilidade de interagir com outras escolas é um dos pontos a se destacar, além de todo o aprendizado sobre política do município.

Já o aluno Pedro Henrique da Silva, da Escola Municipal Áurea Bicalho, foi o convidado que falou um pouco da expectativa de participar pela primeira vez do projeto. Espera que a experiência possa abrir novos horizontes e que sua participação e dos demais estudantes contribua para aumentar a qualidade do projeto.

Em reunião realizada no dia 08 de março, representantes do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e escolas participantes do projeto, haviam definidos três temas possíveis para serem discutidos neste ano: Qualidade de Vida e Meio Ambiente, Uso da Tecnologia na Comunicação e Impacto da Violência na Juventude. No dia 27 deste mês, os alunos se reunirão na Escola Municipal Rocha Pombo – localizada na Rua Açaí, nº 80 – Bairro Amazônia, para votarem e escolherem qual dos temas será o da edição 2017.

O vereador Antônio Aguiar (PMDB) parabenizou pela continuação do projeto e ressaltou que os cidadãos não devem se afastar das obrigações e responsabilidades com a cidade, estado e país.

Já o vereador Vagner de Oliveira (PSC) ressaltou que seria de extrema importância se neste ano os alunos pudessem debater e criar propostas para os três temas, visto que todos têm grande relevância para a cidade.

Falando em nome da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o vereador Júlio Obama (PHS) passou uma mensagem aos estudantes. "Eu acredito que essa juventude só se envolve, exatamente, pela nossa capacidade de sonhar. De sonhar em uma cidade melhor, um bairro melhor. Com certeza, são essas perguntas que os jovens se fazem quando se envolvem em projetos como a Câmara Mirim."

O vereador Charles Evangelista (PP) e a vereadora Delegada Sheila (PTC) deixaram seus gabinetes à disposição dos participantes para esclarecerem quaisquer dúvidas que surgirem ao longo do ano. O presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), parabenizou a iniciativa do projeto de sempre trabalhar com escolas particulares e públicas, visto que, às vezes, alguns bairros tenham divergências e estejam distantes um dos outros.

Entrega do documento da edição 2016

Ainda na solenidade, o vereador Vagner de Oliveira, único representante da Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa, composta também pelos vereadores Wanderson Castelar (PT), Sargento Mello Casal (PTB) e Betão (PT), recebeu das mãos dos estudantes Camille e Pedro Henrique e do coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Dutra, o documento contendo as propostas definidas da Câmara Mirim 2016.

Segundo Vagner, o documento será protocolado no Legislativo, onde a Comissão vai se reunir para debater as propostas e elaborar um projeto que no futuro seja votada pelos demais vereadores.

Escolas participantes

Escola Municipal Rocha Pombo; Escola Municipal Vereador Marcos Freesz; Escola Municipal Drº Adhemar Rezende de Andrade; Colégio São José / Instituto Vianna Júnior; Escola Cenecista Monteiro Lobato; Centro de Educação Interativa – CEI; Colégio Apogeu; Colégio dos Jesuítas; Escola Municipal Áurea Bicalho; Escola Municipal Gonçalves da Silva.

Estiveram presentes além dos vereadores e das escolas presentes, a diretora do Legislativo, Maria Aparecida Fontes Cal, o vice-prefeito, Antônio Almas, representantes da OAB-JF, Guarda Municipal, Secretaria de Governo, Secretaria de Educação e Assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora.

Informações: 3313/4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa