CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim aprova propostas para pessoas em situação de rua

Promover uma reintegração social, o direito à cidadania, e propor saúde para as pessoas em situação de rua. Esses foram os subtemas discutidos durante a plenária ocorrida nesta terça-feira, 06, da Câmara Mirim 2018, que possui como tema principal “Pessoas em Situação de Rua”. Foram escolhidas seis das dez propostas elaboradas por todos os estudantes das 12 escolas participantes do projeto.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Mattos (PHS), destacou que o momento político é de renovar os valores da democracia, diante do cenário atual. “É importante que esta discussão aconteça. Espero que este projeto consiga levar as propostas para sanção e virarem lei na nossa cidade”. Mattos frisou, ainda, a importância dos jovens na política. “Espero que vocês continuem nessa caminhada. E se for o sonho, se candidatem, pois será um orgulho ter um vereador saindo deste projeto”, ressaltou Rodrigo.

As seis propostas aprovadas pelos estudantes foram:

Subtema 1: Reintegração social, um direito à cidadania

1 - Criação de um banco de dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), onde a mesma deverá montar um local para as pessoas de rua tirarem seus documentos, sendo que, depois de cadastradas a PJF montará um grupo de assistência para ir até eles. A Prefeitura ainda disponibilizará endereço, e telefone para ajudá-los ao meio de saúde, e trabalho. Após a disponibilização dos mesmos, a Prefeitura deverá criar meios de ingresso das pessoas em situação de rua em mutirões de trabalho comunitário e outros.

2 - Criar um espaço de convivência chamado de “escola da vida” para as pessoas em situação de rua, com objetivo de desenvolver as habilidades e criatividades oferecidas nas seguintes oficinas: artesanato, dança, pintura, teatro, escrita, leitura criativa, serviços de psicologia e assistência social.

3 - A Prefeitura será responsável pela criação de equipes multiprofissionais a fim de auxiliar as pessoas em situação de rua a encontrarem seus familiares, com auxílio também de estudantes de medicina e uma gama de documentos.

Subtema 2: A saúde da pessoa em situação de rua

1 - Realização de ações de atendimento móvel com assistência médica, de enfermagem, odontológica, psicológica, psiquiátrica e também uma equipe que coloca em prática o encaminhamento das pessoas em situação de rua e também com disponibilização de medicamentos, vacinas e exames periódico.

2 - Criar um “Consultório de Rua”, que fará a triagem dos moradores de rua, verificando suas reais condições e necessidades de saúde e fazer os encaminhamentos a profissionais habilitados na área que necessitar no órgão responsável: Sistema Único de Saúde (SUS).

3 - Cabe ao poder público, criar centros de reabilitação com profissionais para ouvir as pessoas em situação de rua. Essas pessoas também devem ser estimuladas a frequentar esses locais.
O encerramento da Câmara Mirim acontecerá no dia 23 de novembro.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Comunicação