CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim encerra edição 2018 e faz entrega de documento à Câmara

A cerimônia de encerramento da Câmara Mirim 2018 aconteceu nesta sexta-feira, 23, com a entrega do documento das propostas debatidas e avaliadas pelos estudantes durante suas atividades ao presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Mattos (PHS). O objetivo da Câmara Mirim é incentivar a participação dos alunos no desenvolvimento de trabalhos democráticos na sociedade.

O tema abordado este ano pelas 12 escolas participantes foi “Pessoas em Situação de Rua”. Eles trabalharam com dois subtemas e apenas seis recomendações foram escolhidas pelos estudantes e entregues durante a cerimônia de encerramento que contou com a participação do coral da Escola Municipal Henrique José de Souza.

O representante das escolas participantes, o aluno Gustavo Silveira Santos Nascimento, ressaltou que este é um trabalho de crescimento para todos os alunos. “É de extrema importância debatermos a política do nosso município. É uma forma de exercer o nosso dever como cidadão”.

O professor do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Chaloub, lembrou que o dever do cidadão vai muito além do simples ato de votar. “Todos temos a capacidade de debater a política com as pessoas com as quais vivemos, assim podemos saber o melhor para o nosso cotidiano. A democracia é uma forma de vida e participação”, concluiu.

O coordenador da Câmara Mirim, sociólogo Sérgio Dutra, destacou que o projeto nasceu em 2009 e desde então tem contribuído de formas diferentes para o futuro da geração e do município e que as parcerias com a UFJF tem sido um diferencial nos últimos anos.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Mattos (PHS), destacou que são nove anos de projeto e participação ativa dos estudantes. “Através deste trabalho iremos colher frutos no futuro. O tema “Pessoas em Situação de Rua” é importante ser trabalhado, pois é desta forma que poderemos debater e melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, disse.

O vereador Adriano Miranda (PHS) também esteve presente no encerramento da Câmara Mirim. As escolas participantes na edição 2018 da Câmara Mirim foram: Escola Municipal Áurea Bicalho,Centro de Integração Interativa(CEI), Colégio Apogeu, Colégio Vianna Júnior, Colégio dos Jesuítas, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal Belmira Duarte Dias, Escola Municipal Doutor Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Dr Adhemar Rezende de Andrade e Escola Municipal Marcos Freesz.

Informações com a Assessoria de Imprensa da Câmara: 3313-4734 /4941