CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim apresenta propostas de trabalho para 2019

A Câmara Mirim reúne estudantes do 8º e do 9º ano de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora que desejam aprender mais sobre o trabalho exercido no Legislativo Municipal. Nesta quinta-feira, 21, representantes dos colégios reuniram-se com o coordenador do projeto, Sérgio Dutra, para conhecerem a proposta de trabalho para 2019.

Com a presença das escolas interessadas, as instituições participantes serão definidas na próxima quinta-feira, 28, às 14h,  no prédio da Câmara Municipal. Até março, cada colégio deve selecionar alunos de 13 a 15 anos que estejam cursando os dois últimos anos do ensino fundamental para atuarem como vereadores mirins.

Sérgio explica que a iniciativa tem a intenção de estimular a cultura democrática e a participação política. “O projeto está inserido dentro de uma política que chamamos de educação para a cidadania. A proposta de ação é buscar o diálogo com a sociedade civil de Juiz de Fora”, disse.

A cerimônia de instalação da Câmara Mirim 2019 será no dia 10 de abril. A partir daí, começará o processo de capacitação dos estudantes, que contará com o apoio de estudantes e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de incluir uma visita orientada à Casa.

A Câmara Municipal, em parceira com a UFJF e as escolas, irá sugerir temas para serem debatidos pelos alunos. Com as sugestões em mãos, os vereadores mirins escolhem o tema com o qual desejam trabalhar e se dividem em grupos de trabalho para elaborarem propostas sobre a temática. Estas serão discutidas na Plenária Municipal e, caso aprovadas, irão compor o documento final da Câmara Mirim, que será encaminhado à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa.

Na reunião desta quinta-feira, 21, 15 escolas estiveram presentes: Escola Municipal Vereador Márcio Freesz, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal União Da Betânia, Escola Municipal Adhemar Rezende, Centro de Educação Interativa, Escola Cnec de Juiz de Fora, Colégio Metodista Granbery, Escola Municipal Henrique José de Souza, Centro Educacional Aguiar Celeghini, Colégio Vianna Júnior, Colégio do Jesuítas, Instituto Estadual de Educação.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa