CÂMARA MIRIM

Câmara Mirim terá 14 escolas participantes em 2019

A Câmara Mirim recebe alunos de 13 a 15 anos interessados em aprender sobre cidadania e em conhecer o trabalho desempenhado no Legislativo. Os colégios que demonstraram interesse em integrar o projeto reuniram-se nesta quinta-feira, 28, para receberem o termo de compromisso e orientações acerca das próximas etapas.

Durante reunião, o coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Dutra, agendou visitas às escolas para apresentar a iniciativa aos estudantes. Nesta edição, haverá 14 instituições participantes: Escola Municipal Vereador Marcos Freesz, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal União Da Betânia, Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade, Centro de Educação Interativa, Escola CNEC de Juiz de Fora, Colégio Metodista Granbery, Escola Municipal Henrique José de Souza, Centro Educacional Aguiar Celeghini, Colégio Vianna Júnior, Colégio dos Jesuítas e Instituto Estadual de Educação.

Cada colégio deverá escolher oito alunos do 8º ou 9º ano para participarem das atividades na Câmara. Os estudantes serão capacitados por meio de oficinas sobre cidadania e política, além de realizarem uma visita orientada à Câmara. Sérgio explica que o objetivo do projeto é incentivar a discussão política. “A ideia é que eles conheçam como funciona a instituição, como se dá a democracia e a participação política”, explica.

A cerimônia de instalação da Câmara Mirim 2019 será no dia 10 de abril, no plenário. No evento, um aluno que já integrou o projeto em 2018, irá relatar sua experiência e um dos estudantes que participará pela primeira vez falará sobre as expectativas de aprendizado.

A Câmara Municipal, juntamente com a UFJF e com as escolas, irá sugerir três temas para serem debatidos durante o ano. Os alunos participantes da terão oficinas sobre as temáticas e após será escolhido um tema para trabalho. Os estudante serão divididos em grupos de trabalho, nos quais serão elaboradas propostas para apresentarem na Plenária Municipal, no dia 6 de novembro.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa