22/08/2019

Fiscaliza JF visita UBS no Bairro Nossa Senhora Aparecida




imagem

O projeto também verificou a situação da Escola Municipal Georg Rodenbach

O Fiscaliza JF, programa da Câmara Municipal, compareceu a Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Nossa Senhora Aparecida na manhã desta quinta-feira, 22. O objetivo foi identificar problemas no local a fim de propor melhorias, pedir informações e cobrar a ação do Executivo.

O principal problema identificado pelos servidores que atuam no Fiscaliza foi a ausência de um farmacêutico na Unidade. Como a lei exige a presença de um profissional responsável, a farmácia da UBS precisa ficar fechada. O presidente do Conselho da UBS, Pedro Machado, explica que os cidadãos estão buscando medicamentos na UBS do Marumbi ou na farmácia central. “Nós temos os remédios aqui, o que precisamos de um farmacêutico para fazer a distribuição dos medicamentos”, ressalta.

Outro problema apontado foi a necessidade da contratação de mais dois médicos e da realização de reparo na estrutura, que apresenta paredes desgastadas. O servidor do Fiscaliza JF, Guilherme Mendonça, explica que as observações e fotos feitas durante a visita serão enviadas ao Executivo, por meio de um relatório. “Nós vamos agora elaborar um relatório e enviar para a Prefeitura de Juiz de Fora, que deve encaminhar as demandas para a Secretaria de Saúde”, esclarece.

O presidente da Casa, vereador Luiz Otávio Coelho - Pardal (PTC), destaca a importância da visita do Fiscaliza JF. “A saúde não pode ficar esperando por muito tempo. A intenção da visita é mostrar, de fato, que a Unidade tem algumas necessidades e repassar para a Secretaria de Saúde”. O parlamentar lembra, ainda, que a ausência de profissionais sobrecarrega quem trabalha na UBS, além de prejudicar os usuários.

Visita à escola municipal

Na terça-feira, 20, o Fiscaliza JF compareceu à Escola Municipal Georg Rodenbach, no bairro Grama. O colégio possui dois andares e conta com aproximadamente 440 alunos, sendo que a escola possui também alunos com deficiência.

O térreo da escola possui rampas e portas largas, proporcionando acessibilidade para crianças com mobilidade reduzida. Guilherme Mendonça conta que o prédio é alugado e, por isso, não há a possibilidade de reformas e adaptação no segundo andar. Já a sala de artes está com mobiliário improvisado, sendo necessária a compra de novas mobílias.

A diretora da escola, Rita de Cássia, conta que ainda há muito o que fazer pela estrutura do colégio como, por exemplo, a limpeza de caixas dágua, o conserto de cadeiras quebradas e a compra de armários. “A melhoria da estrutura física também reflete na qualidade de ensino. Uma escola bem equipada, bem organizada e com mobília adequada faz a diferença. Você fica mais feliz e com certeza trabalha e aprende melhor”, destaca.

Quem deseja fazer pedidos de fiscalização ao Fiscaliza JF pode entrar em contato por meio do número 3250-2908, comparecer à Câmara Municipal ou fazer a solicitação pela internet.




Mais Notícias