02/10/2019

UBS do Bairro Ipiranga aciona o Fiscaliza JF na tentativa de melhorar a estrutura do prédio




imagem

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ipiranga recebeu a visita do Fiscaliza JF, da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 01. A principal reivindicação dos conselheiros de saúde, da população e dos funcionários da UBS é em relação a estrutura física do prédio que abriga a unidade.

Vem época de chuva, o prédio está cheio de goteiras. E aí? Vai ter que vir todo mundo correndo pra cá pra retirar as coisas do lugar e não molhar documentos?, indaga Ary Raposo, presidente do Conselho Regional de Saúde. O presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho, (Pardal-PTC), ficou satisfeito ao constatar que a UBS presta um bom atendimento - inclusive odontológico - aos cidadãos. Mas ele entende a necessidade de melhorias. Alguns problemas se tornaram crônicos, como o da cobertura do prédio, que vaza água da chuva, diz Pardal.

O supervisor da UBS, Alfredo Maciel, informa que a unidade atende a 14 bairros da região, com uma equipe multidisciplinar que somam 16 funcionários. Para ele, a questão maior é a demanda. Maciel e a conselheira de saúde do bairro, Maria da Penha, explicam que o prédio onde funciona a UBS foi construído há mais de 35 anos, para atender apenas ao Ipiranga. Hoje, atendemos 35 mil pessoas. Até o final do ano, mais de mil moradias serão entregues. E toda população vai vir pra cá, disse em tom preocupante.

Moradora do Ipiranga há 60 anos, dona Ana Maria Mezonato participa da Associação de Moradores do bairro e, também, voluntária em uma obra social da igreja. Esse prédio todinho está sob o CNPJ da obra social, que funciona no segundo andar. A UBS ocupa o térreo, mas a verdade é que precisávamos que um novo posto de saúde fosse construído, enfatiza.

Com base no que foi visto e relatado durante a visita, a equipe do Fiscaliza JF enviará, nos próximos dias, um documento à Prefeitura, dando conhecimento da situação e pedindo intervenção. Contamos com a sensibilidade do Prefeito e da Secretaria de Saúde. Sabemos que a situação financeira é ruim. Mas vamos buscar alternativas para melhorar o prédio, finaliza o presidente da Câmara.




Mais Notícias