17/12/2019

Preocupados com risco de inundação, moradores do bairro Bairu acionam o Fiscaliza JF




imagem

Em dezembro do ano passado uma forte chuva fez transbordar o córrego Matirumbide e os bueiros do bairro não conseguiram drenar o grande volume de água

Atendendo ao chamado dos moradores do bairro Bairu, o Fiscaliza JF esteve na rua Américo Lobo, na tarde desta segunda-feira, 16. A preocupação reside no grande volume de chuvas previsto para os próximos meses e na falta de manutenção e limpeza dos bueiros do bairro, especialmente nas ruas que foram atingidas pela inundação no dia 24 de dezembro de 2018. O presidente da Casa, vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), acompanhou a visita e salientou que vários vereadores já enviaram requerimentos à prefeitura para resolver o problema, e a expectativa é de que seja solucionado o mais rápido possível.

Estamos aqui fazendo o nosso papel e vamos pedir novamente [...]. Esse córrego aqui próximo a essas moradias tem trazido problemas de várias ordens, ou seja, teve morador que já deixou até de poder permanecer no imóvel dele em função do volume de água gigantesco que ocorreu, então os moradores aqui estão quase que pedindo pelo amor de Deus, recorrendo à Câmara também, declarou Pardal.

Alguns moradores relataram que há algumas semanas dividiram o valor cobrado por uma empresa privada e fizeram a limpeza dos bueiros por conta própria. Ronaldo Coelho, advogado e morador da rua Américo Lobo, contou que aguarda a PJF para a limpeza de outros bueiros que têm a grade fixa. Ele lembra que ano passado os prejuízos foram enormes. Só perda total de veículo acredito que foram sete, tem casa aqui até hoje interditada, o morador teve que sair porque a Defesa Civil condenou o imóvel, e desde essa época a prefeitura não veio fazer a limpeza do córrego Matirumbide e esse córrego está muito assoreado [...]. Estamos muito preocupados porque semana passada ele quase transbordou novamente, defendeu o morador.

O coordenador do Fiscaliza JF, Vinícius Azevedo, observou que falta a PJF cumprir sua parte. Após a grande chuva da véspera de Natal do ano passado as manutenções das bocas de lobo não foram feitas; os moradores aqui do entorno fizeram por conta própria o trabalho, mas a prefeitura ainda não cumpriu a sua parte, então há uma necessidade urgente de a PJF fazer essa vistoria das bocas de lobo para evitar tragédias como a do ano passado e perda de patrimônio grande, observou Vinícius.

A moradora Lúcia Fernandes contou que a cena do ano passado não lhe sai da cabeça. Na minha casa foi terrível a véspera de Natal, nem teve Natal, porque a enchente foi grande. Perdi meus móveis, o carro do meu marido, a garagem também encheu dágua. Tem que dar um jeito nesse córrego, fazer uma boa limpeza ressaltou, contando que quando começa a chover, fica ansiosa e com medo de a história se repetir, Até hoje ainda não consegui acabar de comprar meus móveis, finalizou. A equipe do Fiscaliza JF fará um relatório com todas as demandas da população.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias