17/01/2020

Moradores de Igrejinha solicitam limpeza de córrego e de bocas de lobo




imagem

Demanda foi levada ao Fiscaliza JF e aos vereadores, que visitaram o bairro atingido na última semana por alagamentos após fortes chuvas

A comunidade de Igrejinha recebeu a visita do Fiscaliza JF na última terça-feira, 14. A equipe esteve no local para verificar as carências já que o bairro havia sido atingido por fortes chuvas que alagaram moradias em diversas ruas nos dias 5 e 6 de janeiro, prejudicando cerca de 40 famílias. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras já haviam estado no bairro para assistir as famílias e verificar a situação. Mesmo assim, uma semana depois, a comunidade denunciou ao Fiscaliza JF que os principais problemas encontrados referem-se ao assoreamento do córrego Três Pontes e as bocas de lobo tomadas por lixo. Nesses casos, seria necessário um trabalho mais profundo de limpeza e manutenção por parte da Secretaria de Obras e do Demlurb.

Representantes da Associação de Moradores de Igrejinha acompanharam a visita do Fiscaliza JF, assim como o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), a vereadora Ana do Pde. Frederico (MDB), o vereador Kennedy Ribeiro (MDB) e a assessoria do vereador Marlon Siqueira (MDB). A equipe também esteve no local onde uma ponte, que dava acesso à Rua G, foi derrubada pela força das águas. Agora os moradores da área precisam percorrer um trecho maior para ter acesso à parte mais baixa do bairro.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Luiz Carlos Nascimento (Cachoeira), as ruas mais atingidas pela enchente foram Nelson Duque, Creir Reis Duque e a região conhecida como Vila Rica. Ele lembra que a água subiu muito rápido, surpreendendo a comunidade. Moradores perderam móveis, colchões, eletrodomésticos, entre outros pertences. A comunidade, porém, se mobilizou e conseguiu muitos donativos, como roupas, calçados, móveis e alimentos. O presidente da Associação de Moradores também reivindica limpeza dos cursos de água na altura da empresa Nexa.

O presidente da Câmara considerou a situação preocupante. “Nós vamos pedir que o Executivo possa tomar os cuidados necessários, faça a prevenção com a limpeza do córrego, já que o bairro tem enfrentado um problema muito sério. A expectativa é que, a partir do relatório que será feito pelo Fiscaliza JF, os cuidados sejam tomados.” As demandas foram registradas e fotografadas pela equipe do Fiscaliza JF e serão encaminhadas à Prefeitura.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias