15/07/2020

Fiscaliza JF vistoria obras da Unidade Regional Leste




imagem

De acordo com a gerência do local, 60% dos trabalhos previstos já foram concluídos. Previsão de entrega é em outubro deste ano

As obras de reforma da Unidade Regional Leste, no Bairro Costa Carvalho, foram vistoriadas, na manhã desta quarta-feira, 15, pela equipe do Fiscaliza JF. A solicitação foi feita pelo vereador Juraci Scheffer (PT), que acompanhou a fiscalização junto com os vereadores Júlio Obama Jr. (PODE), e Marlon Siqueira (Progressistas). Além de buscar dar transparência ao uso do dinheiro público, o objetivo da visita foi verificar o andamento e a qualidade dos serviços, iniciados em 18 de novembro de 2019 e que devem seguir até 13 de outubro deste ano, de acordo com a placa afixada em frente à fachada do prédio. Segundo a gerente da Regional Leste, Luanda Piubello, já foram desenvolvidos 60% dos trabalhos previstos.

O custo da obra é de R$ 678.475,61. O recurso é proveniente de repasse de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT). O desenvolvimento é da empresa juiz-forana Columbia Construções e Empreendimentos Eireli, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura. Entre as melhorias já feitas estão a troca do telhado; a nova ala de pediatria, com entrada separada da principal; e a sala de urgência. Também estão sendo feitas reformas na enfermaria e na sala de raio-X. A Unidade Regional Leste é referência no atendimento de clínica médica, pediatria e urgência e emergência para 196.830 pessoas.

Luanda Piubello ressalta que parte do atendimento continua ocorrendo no local mesmo com as obras. Mas, com a reforma e a pandemia do novo Coronavírus, a média diária de pacientes caiu de cerca de 200 para uma média que varia de 60 a 120 pessoas. Três serviços da unidade foram realocados em outras unidades: o atendimento da pediatria, que está sendo feito no Pronto Atendimento Infantil (PAI); a dispensação de medicamentos, que está ocorrendo na Farmácia Central; e o setor de curativos, procedimentos que passaram a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros.

Após visitar as instalações da unidade, o vereador Juraci Scheffer avaliou que os trabalhos estão bem adiantados. “Fizemos observações sobre alguns detalhes que deveriam melhorar a qualidade, mas, no geral, estamos saindo daqui com uma imagem positiva, de que esta obra de reforma tão sonhada está acontecendo e vai melhorar o atendimento da população e também dos profissionais que aqui trabalham, dando mais segurança sanitária. A área ficou mais arejada. Resolveram-se as questões do telhado, estava sempre mofado, com infiltrações. Esta parte foi corrigida. Em breve, esta unidade será reinaugurada e vai prestar o serviço que sempre prestou, de qualidade, para a população de Juiz de Fora”.

O vereador ressaltou ainda a necessidade de cuidados com a rotina de servidores e usuários. “Também cobrei aqui o plano de gerenciamento do resíduo do serviço de saúde. Os profissionais têm que estar capacitados e preparados para não se infectarem. Lembrando que, ao se infectarem, podem também infectar os usuários”. Guilherme Martins, integrante do Fiscaliza JF, lembrou que, desde que começou a reforma em novembro passado, é a segunda vez que o setor vistoria a unidade. “Conseguimos perceber que houve uma evolução satisfatória das obras. As melhorias detectadas serão descritas no relatório que será encaminhado à Mesa Diretora da Câmara”.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias