01/07/2019

Fiscaliza JF constata estrutura precária diante do alto fluxo de veículos na Avenida Juiz de Fora e na Rua Paracatu




imagem

O Fiscaliza JF esteve de olho nos problemas estruturais da Rua Paracatu e da Avenida Juiz de Fora, na Zona Nordeste da cidade, na última semana. As vias cortam os bairros Quintas da Avenida, Bom Clima, Bandeirantes, Parque Guarani, Granjas Bethânia e Grama e recebem um fluxo intenso de veículos que entram e saem do município, por darem acesso a diversas cidades da Zona da Mata e ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco.

No local, os servidores do Fiscaliza JF ouviram reclamações, principalmente sobre a necessidade de melhorar a sinalização e a estrutura das vias. Eles reclamam da dificuldade e do perigo da travessia em todos os trechos, havendo necessidade de verificação daqueles segmentos nos quais é possível colocar mais quebra-molas, faixas e melhorar as calçadas. Em alguns pontos, os pedestres precisam disputar espaço com veículos na pista. Mesmo sem quantificar os acidentes, moradores apontaram que é alto o índice de batidas de veículos e atropelamentos. O presidente da Associação dos Moradores do Parque Guarani, Lacir Barroso, conhecido como Ciça, afirma, inclusive, que já teve uma filha acidentada no local.

A situação se complica com animais soltos ao redor da via, que, não poucas vezes, invadem a Avenida Juiz de Fora, na altura de Grama. Enquanto a reportagem estava no local, um cavalo atravessou a pista em frente a um posto de combustível, que fica no número 3.700. O gerente do Autoposto Firmino’s, Fabiano Firmino, que trabalha no local há nove anos, confirmou a necessidade da melhoria da sinalização. No local, há automóveis que circulam em alta velocidade, mesmo estando próximos a um colégio.

A Escola Municipal Georg Rodenbach atende a 460 alunos, a partir de 4 anos de idade, que se arriscam diariamente na travessia. Há pinturas na pista indicando “escola”, mas a faixa de pedestres não fica em frente ao portão, o que leva muitos a atravessarem em locais impróprios, correndo perigo. A diretora da escola, Rita de Cássia Rodrigues de Paula, defende até mesmo a colocação de um agente de trânsito no local para aumentar a segurança.

Já o vereador Júlio Obama Jr. (PHS), que acompanhou o trabalho do Fiscaliza JF, entende que há necessidade de colocar um gradil em frente à instituição, obrigando a travessia nos pontos certos. No entanto, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) teria que fazer uma avaliação no local para verificar o que é viável. Para isso, o Fiscaliza JF fará o encaminhamento das reivindicações para a pasta. O parlamentar constatou no local que “as vias são pouco sinalizadas, com muito movimento e com carência de sinalização horizontal e vertical, faltando semáforos e lombadas também”.

Outra demanda registrada na região foi a respeito da falta de abrigos em vários pontos de ônibus, obrigando moradores a ficarem debaixo de sol ou chuva, como reclama o morador da Avenida Juiz de Fora, na altura do Granjas Bethânia, Giovanni Neves Melquíades. Este mesmo morador pede que seja feita uma reavaliação das faixas zebradas da pista neste trecho, que acabaram estreitando demais a pista, que fica congestionada, principalmente nos horários de pico e com o movimento dos finais de semana.

Os pedidos ao Fiscaliza JF podem ser feitos por toda a população. Para isso, o interessado pode comparecer à Câmara Municipal, entrar em contato pelo telefone 3250-2908 ou solicitar o comparecimento da equipe ao bairro pela internet.

Informações: 3313-4734/ 4941 – Assessoria de Imprensa




Mais Notícias