14/10/2019

Fiscaliza JF visita UBS Furtado de Menezes




imagem

A equipe do Fiscaliza JF esteve na UBS Furtado de Menezes para verificar a infraestrutura do prédio, funcionamento e equipe de atendimento da Unidade que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em atenção primária para uma população de 6500 pessoas nos bairros Furtado de Menezes, Vila Ozanan e Olavo Costa. A UBS oferece atendimento médico, odontológico, vacinas e teste do pezinho. Estiveram presentes na visita os vereadores Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PTC), Kennedy Ribeiro (MDB) e Vagner de Oliveira (PSC).

De acordo com o levantamento feito pelo Fiscaliza JF, há medicamentos básicos em falta, como dipirona, contraceptivo injetável, creme antifúngico e remédios para hipertensão. Além disso, a unidade não recebe os kits para aferição de glicemia desde 2017 e não possui refrigerador destinado ao armazenamento de insulina. Faltam equipamentos de informática suficientes e até itens de segurança, como por exemplo extintores de incêndio que a UBS não possui.

Em média são feitos 50 atendimentos por dia, sendo que a equipe conta com um médico, uma farmacêutica, um assistente social, dois dentistas, dois enfermeiros, além dos nove agentes comunitários. Porém, a gerente da Unidade, Ana Márcia de Oliveira, pontua que há o déficit de um médico, e elas não contam com recepcionista, revezando entre a equipe técnica para atender a população.

Ana Márcia, contou ainda que a UBS conta com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo nove Agentes Comunitários de Saúde, que fazem a cobertura das ruas, visitando famílias e colhendo informações sobre doenças crônicas, cartão de vacinas, sendo a ponte entre a UBS e a população. Cada agente fica responsável por visitar 210 famílias, e a agente comunitária Lucia Honorato explicou que quando há áreas descobertas a população fica sem o devido acompanhamento de atenção à saúde.

“Quando são marcadas as consultas especializadas e a UBS não consegue entrar em contato com o paciente pelo telefone, se tiver um Agente de Saúde, nós avisamos, conhecemos o nome do nosso usuário. Já quando é uma área descoberta, temos que nos desdobrar para tentar avisar, ou então o usuário perde a consulta” explicando que às vezes uma consulta demora de três a seis meses para ser marcada. “Quando se perde a consulta, precisa começar o processo todo de novo e compromete muito a questão que prezamos que é a prevenção e promoção de saúde” explicou Lúcia.

O vereador Vagner de Oliveira salientou que a missão dos vereadores é ouvir a população. “Estamos aqui para somar, para ouvir, sendo esse elo de ligação junto ao Executivo, ouvirmos a comunidade”. Também presente na visita, o vereador Kennedy Ribeiro observou que a Unidade está muito bem preservada pelos funcionários, que cuidam da estrutura física e se desdobram nos atendimentos. “Temos algumas coisas pontuais que iremos levar ao Executivo. Nosso intuito aqui é um intuito fiscalizador, mas contributivo, queremos que a UBS funcione bem, tanto para o usuário quanto para os funcionários”, declarou.

Já o presidente da Câmara, vereador Luiz Otávio Coelho - Pardal, observou que além da falta de medicamentos há a questão das áreas descobertas, sem Agentes de Saúde, porém, “dentro de um balanço geral a Unidade de Furtado de Menezes tem as condições próximas do ideal, se nós conseguirmos junto ao Executivo e da secretaria de saúde buscarmos uma solução para esses problemas que estamos aqui levantando, eu que iremos dar condições de maior qualidade para a população” finalizou.

Com o que foi apurado na visita, o Fiscaliza JF elabora um relatório com imagens e suas observações e, em seguida, o documento será encaminhado à Prefeitura em forma de pedido de informação que fica disponível no site.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias