30/01/2020

Fiscaliza JF verifica falta de infraestrutura na UBS do bairro São Pedro




imagem

Unidade é referência para atendimento mais de 20 mil pessoas

O Fiscaliza JF esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro nesta quarta-feira, 29, para verificar as condições de funcionamento do local, que é referência para o atendimento de toda a população da Cidade Alta, estimada em 23 mil pessoas. Com uma infraestrutura defasada, a UBS possui pouco espaço físico para as consultas e não conta com acessibilidade para deficientes, idosos ou gestantes.

A unidade oferece vacinação e marcação de exames e consultas com médicos especialistas. A equipe médica é formada por um ginecologista e dois pediatras, além de dois clínicos que trabalham durante 40 horas semanais e um clínico com carga semanal de 20 horas. Como contou a supervisora da UBS, Rose Condé, a demanda por atendimento é muito grande. “Hoje o nosso número de vacinas no São Pedro é similar ao número de vacinas do PAM Marechal. Vem gente de Grama, da Zona Norte, nós atendemos hoje a cidade inteira”, disse.

Uma das principais reclamações da população é a dificuldade de agendar atendimento. A vendedora Alexandra Zancanelli é paciente da UBS e conta que, devido à enorme procura, o paciente que deseja marcar consulta com o médico especialista precisa chegar na porta da unidade às 2h da madrugada e aguardar na fila até o dia amanhecer. Os servidores da UBS só conseguem entrar no sistema uma vez por dia, por volta das 12h, e agendar a consulta de aproximadamente dez pacientes.

O supervisor do Fiscaliza JF, Vinícius Azevedo, destacou que é preciso aumentar a equipe médica que atua no local. “O que a gente percebe aqui é que essa dificuldade de marcação é, de certa forma, até natural. Isso porque a UBS São Pedro tem uma localização estratégica na Cidade Alta, cercado por muitos bairros, e o atendimento acaba se concentrando. É como se a população entendesse essa UBS como uma policlínica”, explicou.

A visita foi requerida pelo vereador Juraci Scheffer (PT), que reforçou a necessidade de aprimorar a estrutura da UBS São Pedro. “É uma área com mais de 40 mil pessoas para serem atendidas. A unidade básica de saúde foi construída há mais de 30 anos, portanto, a estrutura física é muito deficitária e não foi planejada para isso”, afirmou. O parlamentar lembrou também que há uma verba no valor de 600 mil reais nos cofres da Prefeitura, enviada pela deputada federal Margarida Salomão (PT), especificamente direcionada para reformas de ampliação e infraestrutura na UBS. Os recursos existem; portanto, cabe ao Executivo dar celeridade ao processo licitatório e fazer acontecer. Nós não podemos agir naquilo que é de competência do Executivo, nós arrumamos o recurso, arrumamos as emendas, fizemos o acompanhamento do projeto, agora o Executivo que cumpra sua parte”, pontuou Juraci. Após a visita, o Fiscaliza JF vai elaborar um relatório com fotos e sugestões de melhorias na UBS. O documento será enviado para a Prefeitura como pedido de informação.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias