Buscar
 

Arquivo de Notícias

07/05/2019

Acessibilidade as pessoas com deficiência nas escolas será tema da Câmara Mirim 2019

Acessibilidade as pessoas com deficiência nas escolas é o tema escolhido por 120 alunos da Câmara Mirim. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 06, no Colégio CNEC, onde os alunos foram divididos em três equipes e fizeram um circuito entre as salas para conhecer um pouco sobre as opções de tema previamente definidos: atividades culturais e esportivas para os jovens nos espaços públicos; meio ambiente - a questão do lixo eletrônico e do desperdício; e acessibilidade as pessoas com deficiência nas escolas. No encerramento da edição, em novembro, os participantes devem apresentar propostas para o tema escolhido.

A Câmara Mirim recebe alunos de 13 a 15 anos, incentivando a discussão política um pouco antes de iniciarem as atividades como cidadãos por meio do voto, ao completarem 16 anos. O sociólogo e coordenador da Câmara Mirim, Sérgio Peres Dutra, explica que o objetivo do projeto é inserir os estudantes no debate democrático e na participação política. Nesse sentido, cada colégio escolheu oito alunos do 8º ou 9º ano interessados em aprender sobre cidadania, e em conhecer o trabalho desempenhado no Legislativo para participarem das atividades, nas quais os estudantes serão capacitados por meio de oficinas, além de realizarem uma visita orientada à Câmara.

Victória Emanuele da Silva é aluna da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz, no Eldorado, e entendeu a proposta do tema pelo olhar da empatia. “Defendo esse tema pensando em poder ajudar o próximo. Na minha escola temos aula de libras e acho muito importante que as pessoas aprendam a linguagem de sinais. Imagine como deve ser ruim para um deficiente auditivo pedir informação sobre um endereço e ninguém saber informar como chegar lá”, pontuou.

Em 2019, as 14 escolas participantes são: Centro de Educação Interativa, Centro Educacional Aguiar Celeghini (CEAC), Colégio CNEC Juiz de Fora, Colégio dos Jesuítas, Colégio Metodista Granbery, Colégio Vianna Júnior, Escola Municipal Áurea Bicalho, Escola Municipal Dr. Adhemar Rezende de Andrade, Escola Municipal Dr. Paulo Japyassu, Escola Municipal Henrique José de Souza, Escola Municipal Rocha Pombo, Escola Municipal União da Betânia, Escola Municipal Vereador Marcos Freesz e Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 173ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons