Buscar
 

Arquivo de Notícias

09/05/2019

Simpósio discute assistência aos idosos em Juiz de Fora

Durante a programação da Semana da Pessoa Idosa, o plenário da Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira, 9, o Simpósio “SUS e o Idoso, Assistência Social e o Idoso” que discutiu a assistência à melhor idade no município, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, composta pelos vereadores Kennedy Ribeiro (MDB), Vagner de Oliveira (PSC), João Coteca (PR) e Juraci Scheffer (PT), além da participação da vereadora Ana do Pde Frederico (MDB). Estiveram presentes autoridades dos conselhos municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos da Pessoa Idosa, além de profissionais da Secretaria de Saúde e de Assistência Social.

O presidente da comissão Kennedy Ribeiro salientou que o objetivo do Legislativo é fiscalizar para garantir aos idosos assistência e fortalecer sua autonomia. “Vocês são o nosso combustível”, afirmou.

Alguns dados apresentados no Simpósio demonstram que o número de idosos aumentou nos últimos 100 anos, e que, além da expectativa maior no tempo de vida, as políticas públicas precisam ser voltadas para garantir uma melhor qualidade de vida para esta idade. Em Juiz de Fora, o Centro Mais Vida já atendeu 74 mil idosos encaminhados pela Atenção Primária. O projeto piloto foi criado há 10 anos, dando suporte a outras 93 cidades em Minas Gerais.

José Anísio da Silva (Pitico), assistente social e chefe do Departamento de Saúde do Idoso defendeu que mesmo com os cortes orçamentários ainda há como progredir, capacitando os profissionais do município. “É preciso evoluir, seja pela atenção, pelo acolhimento aos idosos, promovendo capacitações e estudos para os profissionais. Precisamos articular os pontos da rede da saúde da pessoa idosa, conhecer desde o início na atenção primária, até os seus graus maiores de complexidade.”

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em torno de 75% dos idosos na cidade usam apenas o SUS, por conta da assistência do sistema para as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes. Desde 2006, uma portaria do Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que garante o controle de doenças e agravos, manutenção de funções físicas e cognitivas, manutenção da capacidade funcional e participação social fortalecendo os vínculos.

Além do Simpósio sobre o SUS e a Assistência, os idosos participaram pela manhã de um momento de lazer na Faculdade Granbery, e na quarta-feira estiveram no parque do Museu Mariano Procópio com visitação às exposições “As diferentes facetas de Maria Amália”, “Esplendor das Formas” e “A Arte do Tempo”.

A programação da Semana da Pessoa Idosa continua na sexta-feira, com baile no Círculo Militar, às 14h.

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 141ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons