10/05/2019

Câmara cede espaço para curso de gestante

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, 19 de maio, o Banco de Leite Humano (BLH) traz uma programação especial para lembrar a data. A semana comemorativa vai contar com curso para gestantes, café com as doadoras de Juiz de Fora, além de ações de conscientização sobre aleitamento materno e a importância da doação de leite humano.

De acordo com a coordenadora interina do BLH, Sílvia Raquel, são objetivos das comemorações realizadas em todo o país: estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno, além de divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios.

Inscrições para o curso de gestante

Na próxima segunda-feira, 13, às 19 horas, o BLH vai realizar um curso para gestantes no Auditório da Câmara Municipal, que fica no Parque Halfeld, Centro. São oferecidas 50 vagas, sendo que as grávidas podem levar um acompanhante. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 9, ou até que as vagas sejam preenchidas. As interessadas devem ligar para o telefone 3690-7436, das 8 às 11 horas ou das 13 às 16 horas. O curso vai abordar temas como nutrição na gravidez, cuidados odontológicos na gestação e com o bebê, o parto, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido.

Ainda durante a semana, na quarta-feira, 15, será feito um café da tarde em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano. O evento acontece às 14 horas, na sede do Banco de Leite, que fica na Rua São Sebastião, 772/776, Centro. O convite para participar está sendo feito às doadoras de 2019. Haverá roda de conversa sobre o tema e homenagem às doadoras.

Ações de conscientização

A agenda em comemoração ao 19 de maio conta, ainda, com outras atividades programadas pelo departamento. Durante todo este mês, acadêmicos de enfermagem da UFJF estarão nas salas de espera no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente, para abordar, dentre outros assuntos, aleitamento materno, a importância da doação de leite humano e como esse gesto pode salvar vidas.

Além disso, será feita uma reunião com os gerentes das unidades Básicas de Saúde, para fortalecer as informações sobre temas afins nas consultas de pré-natal. Durante a semana comemorativa, que vai de 13 a 17 deste mês, haverá também entrega de folder explicativo sobre doação de leite humano nas maternidades, trabalho realizado pela equipe do programa Cultive, grupo da Secretaria de Saúde que realiza vacinação nas maternidades.

Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7123/7389

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa