10/06/2019

Vereadores acompanham de perto treinamento de rompimento de barragem na região de Igrejinha

Representantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora participaram do primeiro treinamento pré-simulado da Nexa Resources, antiga Votorantim Metais, realizado no último sábado, 8, nas comunidades de Igrejinha e Vila São João Batista, na Zona Norte. Eles acompanharam de perto o exercício que parou por meia hora o trânsito na BR-267 e ainda mobilizou 355 moradores, o que representa 44% do público-alvo. As atividades começaram às 9h, quando a comunidade precisou atender ao alerta das sirenes dos quatro carros de som, e seguiram até o final da manhã. Foram montados sete pontos de encontro para onde os moradores precisavam se dirigir, sendo recebidos por profissionais da Nexa com um lanche e com um kit, no qual constavam as principais orientações em caso de ocorrências.

O presidente do Legislativo, Luiz Otávio Coelho - Pardal (PTC), acompanhou os trabalhos de um dos pontos de encontro e elogiou a medida tomada pela Nexa Resources. Ele lembrou que a ação foi uma das consequências de audiência pública realizada na Câmara em fevereiro deste ano, na qual os vereadores cobraram ações de segurança e transparência da empresa. “Considero muito importantes as medidas tomadas para conscientizar ainda mais a população sobre os possíveis riscos. Mas vejo a empresa muito voltada para este compromisso com a população. A empresa está de parabéns e a comunidade também por aderir.” Também estiveram em Igrejinha os vereadores José Márcio Garotinho (PV), Kennedy Ribeiro (MDB) e Marlon Siqueira (MDB). Todos eles entenderam a iniciativa como um passo importante da Nexa.

A avaliação da Nexa Resources é de que o pré-simulado de sábado, que foi um passo para o simulado de outubro, cumpriu seu objetivo. “Quando há uma aderência de 30% nestes exercícios, já é considerado êxito. Já esperávamos uma adesão alta pela participação anterior da comunidade nas reuniões. O envolvimento das autoridades também mostra a seriedade do trabalho da Nexa. O exercício atingiu seus objetivos, que são mostrar os pontos de encontro, que as nossas barragens estão seguras e que este é um exercício preventivo”, afirmou a coordenadora de Meio Ambiente da Nexa, Milena Alves Moreira. Em outubro, quando acontecerá o simulado, o sistema de notificação em massa, que inclui a implantação de sirenes fixas em ruas dos bairros, já deverá estar pronto.

Para os moradores, foi um momento de conhecer os pontos, os sinais e as rotas de fuga. Todos receberam um kit com orientações de como agir em uma situação de emergência. O presidente da Associação de Moradores de Igrejinha, Luiz Carlos do Nascimento Barbosa, ressaltou que o pré-simulado acalmou um pouco a comunidade. “No entanto, vamos continuar nos informando sobre o assunto para que a comunidade fique ainda mais tranquila sobre estas questões.” O treinamento contou com a participação de vários órgãos, como Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e Polícia Militar.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa