11/06/2019

Comissão do idoso prepara evento para conscientizar sobre a violência financeira contra o Idoso

A Comissão do Idoso se reuniu nesta terça-feira, 11, para planejar a programação sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa além de traçar as próximas ações que serão realizadas para a melhoria da qualidade de vida do idoso em Juiz de Fora. A Comissão é presidida pelo vereador Kennedy Ribeiro (MDB), e tem como componentes os vereadores Vagner de Oliveira (PSC), João Coteca (PR) e Juraci Scheffer (PT).

O Encontro contou com a presença de representantes de entidades como a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Juiz de Fora; a Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB); a Câmara Sênior; o Grupo Compaixão; o Centro de Convivência do Idoso; a Associação Municipal de Apoio Comunitário e o Departamento da Saúde do Idoso.

Durante a reunião, foi feita uma avaliação positiva da visita à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizada na última semana. O objetivo da visita foi responder aos questionamentos sobre cobranças indevidas que estão sendo descontadas da aposentadoria dos idosos da cidade. São cobranças efetuadas por associações, sem o consentimento do idoso, e que efetuam o desconto diretamente na folha de pagamento. O problema foi apresentado pela Associação dos Aposentados, que não  recebe contribuições por desconto em pagamento e que atua levando as demandas dos aposentados ao Poder Público.

O presidente da Associação dos Aposentados, Antônio Amaral, explica que o problema atinge aposentados em todo o Brasil e que, em Juiz de Fora, estão se organizando para resolver a situação. “Estamos descobrindo que essa questão é muito maior do que nós imaginamos, tem diversas associações pelo país fazendo essa cobrança indevida e é difícil para o aposentado acompanhar o contracheque mês a mês. Nós pretendemos fazer uma parceria com o Procon, a fim de mover uma ação coletiva para cobrar o ressarcimento das parcelas que já foram cobrados”, explica.

Diante da  necessidade de conscientizar a população sobre seus direitos nesses casos, a Comissão dos Idosos decidiu priorizar a temática durante o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. “Falamos em violência e só pensamos na violência física, mas esse problema também atinge muitos idosos e deve ser combatido. Talvez ela seja pouco sentida pela população, mas está dilacerando o idoso e, portanto, é um assunto que precisamos abordar”, pontua.

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Comissão irá organizar uma marcha na próxima terça-feira, 18, cuja concentração será às 14h, na escadaria da Câmara. Carregando faixas e folhetos sobre violência financeira, os idosos e vereadores vão em direção ao Cine-Theatro Central, onde pretendem realizar uma batucada com escola de samba. Além disso, em uma tenda em frente ao prédio da Câmara será exibido um vídeo durante todo o dia, informando sobre golpes financeiros aplicados em pessoas idosas.

Preocupação com o fechamento do Centro Mais Vida

O Presidente da Comissão, Kennedy Ribeiro, também ressaltou na reunião a importância de lutar pela manutenção do Centro Mais Vida em Juiz de Fora, que é especializado no cuidado com idosos. Sem receber repasses do governo estadual desde janeiro, a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) está com dificuldade para manter o funcionamento do programa.

O vereador tem agenda marcada com deputados estaduais para discutir a falta de repasses à Acispes. Kennedy irá se encontrar com o Betão, com a deputada Sheila de Oliveira e com o deputado Pimenta, que preside a Comissão de Saúde. “Eu vou viajar junto com o presidente da Acispes para conversar com  os deputados e tentar reverter a situação do Mais Vida. Nós precisamos que os repasses voltem, pois não podemos perder esse Centro de Atendimento ao Idoso em Juiz de Fora”, ressalta. O Centro Mais Vida atende 600 idosos, das 94 cidades da macrorregião sudeste. O programa pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento integral ao idoso.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa