Buscar
 

Arquivo de Notícias

10/07/2019

Comissão sobre o “Minha casa, minha vida” propõe parceria com o Creci para fiscalizar empreendimentos

A Comissão Especial Minha Casa Minha Vida (MCMV), presidida pelo vereador Sargento Mello Casal (PTB), se reuniu na manhã desta quarta-feira, 10, para conversar sobre a possibilidade de parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) no processo de fiscalizar os imóveis do MCMV. Além do parlamentar, estiveram presentes o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Luiz Fernando Sirimarco, e o vice-presidente do Creci em Minas Gerais, Reinaldo Jorge Loureiro. 

O Creci já atuou em processos de fiscalização do MCMV nos estados de São Paulo e da Paraíba, disponibilizando equipe para comparecer aos condomínios com o objetivo de identificar os moradores e determinar quais imóveis estavam desocupados ou que haviam sido negociados. A comercialização de imóveis do MCMV, como prevê o contrato assinado pelos beneficiários do programa, é ilegal. Mello ressalta que o objetivo da fiscalização é permitir a realocação dos imóveis comercializados ilegalmente, possibilitando que as pessoas que estão na fila aguardando um imóvel do MCMV tenham seus direitos garantidos. 

A Comissão esperava, ainda, a presença de um representante da Caixa Econômica Federal - responsável pelo financiamento dos empreendimentos do MCMV. Como explica Mello Casal, a participação da Caixa é importante para dar continuidade às deliberações propostas na reunião. “O Creci se disponibilizou a ajudar, a fazer aqui em Juiz de Fora essa operação que já foi feita em algumas cidades como São Paulo e Paraíba. Mas a Caixa, que tem convênio com o Creci, precisava estar presente para a reunião ter continuidade”, afirma. O vereador destaca, ainda, que irá marcar uma reunião na Caixa com representantes da instituição, além de agendar encontros na Promotoria de Defesa do Consumidor e na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). 

O representante do Creci, Reinaldo Loureiro, pontua que é preciso resolver os problemas dos empreendimentos do MCMV com o objetivo de garantir o melhor para o consumidor final. Ele também explica que há um contrato em vigência com a Caixa. “Iremos apoiar o processo de fiscalização, até porque temos um acordo nacional firmado entre a Caixa e o Conselhos Federal de Corretores de Imóveis, que é o Cofeci. Como o Conselho Federal atua em parceria com o Regional, toda fiscalização à nível nacional tem o Creci da região como co-responsável”, explica. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 72ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons