11/07/2019

Aeroclube de Juiz de Fora ocupa a Tribuna Livre

A Tribuna Livre Natanael Elói do amaral, recebeu na reunião de terça-feira, 10, o representante do Aeroclube de Juiz de Fora, Leandro Lopardi, para falar sobre a história e os projetos futuros do centro de treinamento de pilotos, que funciona desde 1938 na cidade, sendo um dos mais antigos do Brasil. O Aeroclube já treinou cerca de 12 mil pilotos nos cursos de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar vôos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

De acordo com o representante, desde a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os aeroclubes deixaram de receber subsídios e se sustentam hoje com recursos próprios. Está em tramitação na agência, um processo que vai possibilitar a parceria entre o Aeroclube e alguma universidade que ofereça o curso superior na área, para que o piloto saia com o título de bacharel em Ciências Aeronáuticas com habilitação de Piloto Comercial o que permite entrar em qualquer companhia de aviação, ou táxi aéreo, o que fomenta a absorção de mão de obra.

Leandro contou também que o Aeroclube ganhou uma licitação recentemente para treinar sete pilotos da Polícia Militar de Minas Gerais que virão de Belo Horizonte para Juiz de Fora. Hoje a infraestrutura conta com 20 aeronaves à disposição para a formação dos alunos, além da cabine de treinamento similar a um Boeing 737 e mais outros dois simuladores, além de outros dois hangares, 30 suítes, auditórios e salas de aula.

O piloto ressaltou também que novos projetos vêm sendo elaborados para fomento do aeroporto. “Uma outra forma de parceria que a gente vem buscando é trazer para Juiz de Fora uma distribuidora de combustível, fazendo um preço mais viável e transformar o aeroporto de Juiz de Fora em um hub de abastecimento, o que gera receita de maneira imediata porque um hub de abastecimento gera pousos e decolagens e é isso que sustenta um aeroporto” explicou Leandro.

Mensagem do Executivo

Tramita na Câmara Municipal, uma Mensagem do Executivo para regulamentar a organização e funcionamento dos Aeroclubes. O intuito é permitir que os Aeroclubes explorem a área de forma  mais dinâmica, com possibilidade, inclusive, de instalação no local de empresas que gerarão emprego, renda e tributos. Ainda de acordo com a Mensagem, este “elemento irá incrementa o desenvolvimento econômico local e regional, haja vista o potencial de atuação do referido complexo, entendemos que devem ser dadas condições para que o Aeroclube amplie suas atividades, nos temos do que lhe permite a legislação federal”.

Informações: 3313-4734 / 4921 - Assessoria de Imprensa