Buscar
 

Arquivo de Notícias

05/08/2019

Parlamento Jovem realiza encontro com os grupos de trabalho nesta quarta-feira, 7

Estudantes debatem propostas de lei sobre Discriminação Étnico-Racial

 

Os alunos que participam da etapa regional do Parlamento Jovem irão se encontrar nesta quarta-feira, 7, no Colégio Vianna Júnior. O objetivo é proporcionar um momento de discussão sobre as propostas de lei que serão votadas durante a Plenária Regional, no dia 14 de agosto. 

O Parlamento Jovem oferece oficinas sobre política e cidade para estudantes do Ensino Médio. A Câmara de Juiz de Fora, que participa do projeto desde 2010, compõe o Polo Regional Zona da Mata II junto com as cidades de Lima Duarte e de Santos Dumont. Na etapa regional, há a participação de 75 alunos, sendo 25 representantes de cada município. 

Cinco escolas de Juiz de Fora participam do projeto neste ano: os colégios Jesuítas, Nossa Senhora do Carmo e Tiradentes; e as escolas estaduais Dilermando Costa Cruz e Henrique Burnier. Nesta edição, os estudantes elaboraram propostas de lei para combater a Discriminação Étnico-Racial. 

As propostas aprovadas nas plenárias municipais serão debatidas pelos alunos que compõe o PJ, nos grupos e trabalho a ser realizado nesta quarta-feira, 7. Os estudantes serão divididos em três grupos, de acordo o subtema de preferência do aluno. As propostas foram elaboradas pensando nos subtemas: desigualdade socioeconômica; violência por motivos étnico-raciais; e direito à identidade e diversidade cultural. 

Na Plenária Regional, que acontece no dia 14 de agosto, serão escolhidas as quatro propostas para serem encaminhadas para a etapa estadual por meio de votação entre os participantes. Além disso, também serão selecionados dois estudantes de cada município para representarem a região na Plenária Estadual, que acontece em Belo Horizonte nos dias 18, 19 e 20 de setembro. 

Além das propostas, cada Polo Regional deve fazer uma sugestão para o tema que será trabalhado pelos participantes da edição 2020 do Parlamento Jovem. Cada cidade defenderá um tema e os estudantes precisam decidir qual será encaminhado para a etapa estadual. O tema sugerido pelos alunos de Juiz de Fora é LGBTQ+fobia. Na Câmara de Lima Duarte, o tema foi semelhante: conscientização sobre a violência contra a comunidade LGBTQ+. Já em Santos Dumont, o tema escolhido foi Intolerância Religiosa.

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa







 

Visualizada pela 80ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons