Buscar
 

Arquivo de Notícias

12/08/2019

Comissão de Segurança Pública e COMSET definem ações do programa “Sentindo na Pele”

“Colocar-se no lugar do outro” é uma das propostas de ações educativas para melhoria da relação entre motoristas e usuários do transporte, que começam em setembro

 Andar com peso nos pés, caminhar vendado, usar cadeiras de rodas e pedalar com o ônibus ao lado. Essas são algumas das situações que motoristas e cobradores do transporte coletivo de Juiz de Fora irão enfrentar nas ações de promoção do programa “Sentindo na Pele”. O trabalho faz parte das atividades promovidas pela Comissão Municipal de Segurança no Trânsito (COMSET), que a partir de setembro entrarão na programação de ações de segurança no trânsito. De acordo com a presidente da COMSET, Ana Beatriz Chaves, a proposta surgiu a partir do apelo do vereador Sargento Mello (PTB), presidente da Comissão de Segurança Pública. Ana pontua que a ideia é criar empatia para aproximar e melhorar o relacionamento de motoristas e pessoas em condições especiais. O programa “Sentindo na Pele”, nesta fase inicial, busca sensibilizar os profissionais para as dificuldades cotidianas de ciclistas e de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

O vereador Sargento Mello enfatiza que “o projeto não tem o intuito de ser uma punição aos profissionais. Ao contrário, é um treinamento. A questão primordial é a harmonização entre profissionais e população”. O objetivo principal do projeto é a sensibilização para as dificuldades cotidianas de ciclistas e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, em especial idosos e deficientes físicos. Outras etapas do projeto vão abranger diferentes segmentos profissionais. 

Dentre os projetos previstos para o ano 2019/2020 estão agendadas ações no “Maio Amarelo”, em maio, e na “Semana Nacional de Trânsito”, em setembro. Os Laboratórios da Diversidade, nos quais os motoristas se colocarão em situações análogas às dos usuários do transporte coletivo, acontecerão mensalmente, na última segunda-feira do mês, em pontos de rendição das empresas de ônibus. Outra vertente na mesma ação estará focada na relação com os ciclistas: bicicletas fixas serão instaladas para que haja a presença de um coletivo em movimento ao lado. As atividades acontecerão em pontos de todas as empresas de ônibus e não há obrigatoriedade de participação dos profissionais. 

Além disso, outras ações ainda estão em fase de desenvolvimento e preveem: atividades lúdicas dentro dos ônibus e em locais públicos; exibição de vídeos educativos em postos de saúde, centros de Referência de Assistência Social (Cras) e centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas); e trabalho de divulgação em redes sociais. 

 Além do vereador Sargento Mello e da presidente da COMSET, Ana Beatriz Chaves, estiveram presentes na reunião representantes do Sindicato de Transporte (SINTTRO), representantes da Settra, membros da OAB que fazem parte da COMSET e representantes da Superintendência Regional de Saúde. 


 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

 

Visualizada pela 112ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons