Buscar
 

Arquivo de Notícias

04/09/2019

Vereadores discutem com a PJF quais projetos serão indicados para negociação entre ANTT e MRS

Reuniões buscam equalizar com o Executivo quais são as prioridades da cidade, em prol da coletividade

 

Encerra-se em 13 de setembro o prazo para que os Municípios encaminhem à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) as suas prioridades para receber os investimentos da MRS Logística como contrapartida da renovação do contrato de concessão do uso da linha férrea. Na tarde de segunda-feira, 02, os vereadores Zé Márcio Garotinho (PV), Juraci Scheffer (PT), Kennedy Ribeiro (MDB), Wagner do Sindicato (PTB) estiveram em reunião na Prefeitura para obter informações acerca dos investimentos que já foram feitos pela MRS e quais os futuros projetos. Estiveram presentes também o secretário de Transporte e Trânsito, Eduardo Facio e o representante da Secretaria de Governo, Tiago Barbosa de Castro. 

A Comissão de Urbanismo, representada pelos vereadores Zé Márcio Garotinho e Kennedy Ribeiro, apresentou um ofício assinado juntamente com os vereadores Juraci Scheffer e Wagner do Sindicato, membros da Comissão Especial que faz o acompanhamento da renovação da concessão. No texto, os parlamentares externam o cumprimento fiscalizatório do Poder Legislativo e em consonância com o dever de zelar pelos assuntos referentes à renovação, "faz-se necessário um acompanhamento de todas as etapas de atuação do Poder Executivo local visando preservar os interesses da cidade.” 

Entre os assuntos, há questionamentos sobre quais obras já foram feitas com participação da MRS em Juiz de Fora, em virtude da concessão passada;  quais ações a empresa atuou como executora, elaborando projeto e concluindo a obra com seus próprios recursos; qual o volume estimado de recursos investidos na cidade; se atualmente há ações sendo desenvolvidas em parceria com a MRS e se em caso de descumprimento de cronograma, quais medidas o Executivo adota para cobrança; entre outras indagações.

O presidente da Comissão de Urbanismo, Zé Márcio - Garotinho reforça a importância das reuniões para que as informações cheguem de forma oficial e as demandas da população sejam incluídas no debate. “Nós precisamos desse levantamento essa semana ainda, porque o prazo final para encaminhamento é 13 de setembro, ficou acordado que vamos sentar novamente com a Prefeitura para continuar a discussão do tema”, declarou.  

Juraci Scheffer defende que dos 2,2 bilhões de reais em investimentos que Minas Gerais irá receber da MRS, Juiz de Fora deve ser contemplada com uma quantia  relevante. “Vejo que a cidade tem que ser agraciada com um valor significativo pela importância que a cidade ocupa geograficamente, nos 22 quilômetros de linha férrea”, observando que os vereadores estão atentos aos transtornos que a cidade enfrenta. “Temos que ver as obras que são necessárias, intervenções urbanas, viadutos, pontes, a parte de drenagem, algumas transposições férreas são necessárias também”, finalizou.

Kennedy observa que a população está mobilizada para acompanhar as negociações. “Nós temos muitas prioridades aqui no nosso Município, a população está mobilizada, nós já tivemos várias reuniões na Câmara, como audiências públicas. Temos vários pontos de alagamento, temos pontos de passagem de nível que atrapalham o trânsito aqui na cidade e tudo isso a gente sabe que tem solução. Precisamos aproveitar essa concessão que está para acontecer, de mais 30 anos da linha férrea passando aqui em Juiz de Fora para conseguirmos o máximo possível de benefícios para o nosso Município”, declarou o vereador.

Em prol da coletividade, Wagner do Sindicato ressalta a importância da união entre os poderes para solucionar os problemas de mobilidade urbana na cidade. “Nós representamos o povo (...) a necessidade é urgente e calhou agora a discussão da renovação da concessão, então chegou o momento de nos debruçarmos sobre o assunto, Prefeitura, Câmara e realmente chegarmos a um modelo que contemple nossa cidade, nosso povo” finalizou.

Caso possua dúvidas ou sugestões envie para o e-mail da Comissão de Urbanismo: participecomissaourbanismo@camarajf.mg.gov.br


 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 76ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons