Buscar
 

Arquivo de Notícias

05/11/2019

Projeto de lei visa conscientizar sobre o abuso financeiro contra pessoas idosas

Violência patrimonial e financeiro representou 20% das queixas recebidas pelo disque 100 em 2018

 

Com o objetivo de reduzir os casos de violência financeira contra pessoas idosas, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei (PL) para instituir a “Campanha de Proteção às finanças da Pessoa Idosa” no município. A iniciativa é da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com a assinatura dos vereadores Kennedy Ribeiro (MDB), João Coteca (PR), Vagner De Oliveira (PSC), Juraci Scheffer (PT) e Ana Rossignoli (MDB).

O PL prevê que a campanha seja realizada durante a semana do dia 15 de junho, data dedicada ao dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Para combater os abusos financeiros, poderão ser organizadas ações educativas e informativas, além de feirões para negociações de dívidas e empréstimos feitos por pessoas idosas. Entre outras atividades, também poderão ser promovidos esclarecimentos jurídicos em bairros da cidade. 

O disque 100 - canal que recebe denúncias de violações contra a pessoa idosa - registrou, no ano passado, 37.454 notificações. Os casos de violência patrimonial e financeira representaram 20% das reclamações, ultrapassando o registro de queixas de violência física (12,6%). O presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Kennedy Ribeiro, ressalta que a importância da campanha. “Falamos em violência e só pensamos na violência física, mas esse problema também atinge muitos idosos e deve ser combatido. Talvez ela seja pouco sentida pela população, mas está dilacerando o idoso e, portanto, é um assunto que precisamos abordar”, pontua. 


Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa



 

Visualizada pela 188ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons