Buscar
 

Arquivo de Notícias

06/11/2019

Jornalismo esportivo é tema de debate na II Semana de Comunicação

Os jornalistas Henrique Fernandes e Matheus Brum destacaram os desafios da profissão e orientaram os estudantes que desejam ingressar na área

 

As mudanças recentes na cobertura esportiva motivaram a realização do painel “Os desafios do jornalismo esportivo”, que integra a programação da II Semana de Comunicação Márcio Guerra - promovida por meio de lei de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT). A discussão aconteceu no Plenário da Câmara nesta terça-feira, 5, e teve como convidados o comentarista esportivo da TV Globo Minas e do canal Sportv, Henrique Fernandes, e o repórter da TV Vitória e comentarista do veículo alternativo “Coluna do Fla”, Matheus Brum. 

Ambos se formaram na Faculdade de Comunicação da UFJF e integraram a equipe esportiva da Rádio Facom. A mesa do debate foi mediada pelo homenageado, Márcio Guerra. O público presente, formado em sua maioria por jornalistas e estudantes de comunicação, demonstrou preocupação com a possibilidade do clubismo interferir no trabalho. Henrique garantiu: “durante uma transmissão, é tanta coisa que passa pela sua cabeça que você só pensa em fazer o seu trabalho e entregar a melhor informação para quem está assistindo. Não há espaço para pensar em torcer.”

Um dos grandes desafios do jornalismo esportivo atualmente, segundo Henrique, é entender o público alvo. O jornalista aponta que a intenção é atender a todos os públicos: a pessoa que acompanha apenas o seu time do coração, àquela que gosta de futebol no geral ou àquela que se interessa mais pela análise do jogo em si. “Durante os comentários, precisamos ser didático sem ser pedante”, concluiu. 

Já para Matheus, que trabalha em um veículo voltado exclusivamente para a torcida flamenguista, identificar o público é mais fácil. Ele ressaltou, no entanto, que isso não altera a hora de analisar o jogo. “Nós preparamos, estudamos o jogo e fala o que tem que ser dito”, afirmou. 

Outro desafio apontado pelos convidados foi a presença das novas mídias, em especial da internet. Ambos frisaram que o jornalismo está se adaptando ao ambiente digital. “Hoje qualquer produtor de conteúdo está ligado ao que é publicado nas redes sociais dos atletas, porque isso rende notícia. Além disso, qualquer clube quando vai postar uma nota, posta em rede social”, apontou Henrique. 

O comentarista do Sportv contou que, durante as transmissões, acompanha o que é dito no twitter. Apesar de trazer informação e conteúdo, a rede social também dá espaço para manifestação de torcedores que discordam da opinião do jornalista. “As pessoas tem muito mais fome para te atacar do que para te elogiar e o problema não é discordar da opinião, é ofender”, pontuou Henrique. Ainda assim, ele ressaltou a importância do feedback que as redes sociais traz. 

Os profissionais também aproveitaram o painel para dar dicas aos que desejam ingressar no jornalismo esportivo. Foram abordados pontos como a importância de buscar experiência e capacitação na área, além de estar preparado para trabalhar em todos os meios. Márcio Guerra fez questão de dar mais um conselho. “Na lista de recomendações, coloco outra característica: nunca achem que estão prontos. A gente aprende todos os dias”, disse o professor. 

Lançamento de livro 

Matheus Brum é autor do livro “Entre contos e crônicas: a história do Tupi Fantasma do Mineirão e do Sport campeão do centenário de JF”. O assunto foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor Márcio Guerra. “Minha ideia era fazer algo que fosse novo para o esporte local e para o jornalismo esportivo da cidade e aí surgiu a ideia de estudar essas histórias”, ressalta o jornalista. Por meio da análise de jornais da década de 1950 e 1960, Matheus buscou entender como surgiram os termos e a construção dessa identidade no torcedor, além de apresentar detalhes das conquistas. O lançamento do livro será no dia 4 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal, às 19h30. 

 

Veja a programação da II Semana de Comunicação:

Dia 6/11 - quarta-feira - às 19h no Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora

Palestra: Desafios do telejornalismo. Caminhos e Estratégias

Palestrante: Flávia Travassos

Dia 7/11 - quinta-feira - às 15h na Faculdade de Comunicação Social da UFJF

Palestra: Diversidade na Terceira idade

Palestrante: Yuri Fernandes

Dia 8/11 - sexta-feira - às 09h30 no Ces Estrela Sul

Palestra: Cobertura Política nas Últimas Décadas em Brasília

Palestrantes: Geiza Duarte e Paulo Roberto Figueira Leal

Dia 9/11 - sábado - às 10h no Fórum da Cultura da UFJF

Roda de Conversa: As Perspectivas do Jornalismo

Participantes: Flávia Travassos e Geiza Duarte

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 178ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons