Buscar
 

Arquivo de Notícias

07/11/2019

Desafios do Telejornalismo são discutidos durante II Semana da Comunicação

Alunos de jornalismo estiveram no Centro Universitário Estácio de Sá para a palestra com a jornalista Flávia Travassos. Tecnologia, desinformações e novas linguagens foram os destaques do terceiro dia de eventos


 

As transformações da relação do telespectador e da notícia e as mudanças radicais operadas pelas tecnologias da informação foram as questões centrais apresentadas pela jornalista Flávia Travassos, no terceiro dia de palestras da II Semana de Comunicação Márcio Guerra, promovida pela Câmara de Juiz de Fora. Durante o encontro, que contou com a mediação do professor Márcio Guerra, Flávia compartilhou a vasta experiência profissional e falou sobre os desafios e adaptações que as novas gerações enfrentarão.

"Temos um jeito próprio de informar. A fórmula off, sonora e passagem está sendo ultrapassadas pelas mudanças na relação com o telespectador”. A jornalista contou que para se adaptar às novas linguagens fez um curso, recentemente, para reedição das  matérias veiculadas na programação do telejornal que são postadas nas redes sociais da emissora. “E o desafio de reaprender é capacitar funcionários para fazer algo novo. Não há mais a passagem, menos participação do repórter no vídeo e mais presença das falas dos personagens e fontes especialistas, letterings e um uso maior de efeitos sonoros. Se uma matéria no telejornal tem 1m45, nas plataformas elas chegam a 4 porque damos mais espaços para a história contada pelos personagens”. Ela enfatizou ainda que os novos telespectadores não esperam mais o jornal começar e acreditam em informações falsas divulgadas por aplicativos de mensagem, é uma realidade que não é apenas de novos modos de se fazer jornalismo, mas de encontrar formas de informar aos informados ou mal informados. 

Durante o encontro, Flávia exibiu matérias do telejornal e a reedição delas para as plataformas digitais. Numa delas, foi preciso explicar o porquê de vacinar crianças. “Para se ter uma ideia da importância do jornalismo, precisamos explicar sobre a vacinação e desmentir uma série de desinformações.“Na nossa programação, por exemplo, temos muitas matérias que explicam para o público sobre as desinformações divulgadas em aplicativos. Ao mesmo tempo que as pessoas têm mais acesso, algumas não têm mais dificuldade em filtrar as informações”. 

 

Veja a programação da II Semana de Comunicação:

 

Dia 8/11 - sexta-feira - às 09h30 no Ces Estrela Sul

Palestra: Cobertura Política nas Últimas Décadas em Brasília

Palestrantes: Geiza Duarte e Paulo Roberto Figueira Leal

Dia 9/11 - sábado - às 10h no Fórum da Cultura da UFJF

Roda de Conversa: As Perspectivas do Jornalismo

Participantes: Flávia Travassos e Geiza Duarte

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa


 

Visualizada pela 104ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons