Buscar
 

Arquivo de Notícias

08/11/2019

Semana de Comunicação exibe a série “LGBT+60: Corpos que resistem”

O jornalista Yuri Fernandes falou sobre diversidade na terceira idade e jornalismo independente

 

O anfiteatro da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora recebeu nesta quinta-feira, 7, palestra sobre ‘diversidade na terceira idade’, ministrada pelo jornalista Yuri Fernandes. Durante o evento, foi exibida a série “LGBT+60: Corpos que resistem”, que foi produzida por Yuri. A palestra compõe a programação da II Semana de Comunicação Márcio Guerra, instituída por meio de projeto de lei do vereador Wanderson Castelar (PT). 

“Eu até posso não mudar o mundo, mas sou capaz de levar a reflexão para pequenos grupos”. A frase do jornalista reflete o seu objetivo ao trilhar o seu caminho no jornalismo independente. Yuri integra o #Colabora, projeto jornalístico sem fins lucrativos. Para o Portal, o jornalista produziu a série LGBT+60, que resgata as lembranças de pessoas idosas que são lésbicas, gays, bissexuais ou transexuais. “Eu sentia falta da mídia abordar esse tema, especialmente mostrando o cotidiano das pessoas. Então eu quis entrar na casa delas para ouvir suas histórias”, afirma Yuri. 

A primeira temporada possui cinco episódios, nos quais são abordados histórias de superação do psicólogo e escritor, João Nery; da dona de casa, Martinha; da costureira, Anyky Lima; da jornalista e consultora em Direitos Humanos, Yone Lindgren; e do escritor e dramaturgo, João Silvério Trevisan. O processo de produção da série durou cerca de oito meses e Yuri precisou percorrer quatros estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. 

Nos depoimentos, um dos pontos abordados pelos personagens é a violência sofrida durante o período da Ditadura Militar. “Como tínhamos muito conteúdo gravado, tivemos a oportunidade também de produzir um episódio extra que chamamos de ‘Memórias da Ditadura’ e junta os relatos sobre o período”, conta Yuri. Assim como toda a temporada, o episódio também está disponível no site do #Colabora. 

Já na segunda temporada, Yuri foi em busca de casais LGBTs para ouvir histórias de amor. São três episódios, nos quais são apresentadas as histórias dos casais Dudu e Flávio; Ana e Tereza; e Ângela e Willman. “É uma temporada mais tranquila, que te dá um calorzinho no coração”, diz o jornalista.

Yuri ressalta a importância do jornalismo independente para a produção da série. Ele já estagiou na TV Integração e na Globo Rio, passando pelas redações de Bom dia Brasil e Jornal Nacional, além de ter atuado como jornalista para o portal Ego. “Quando eu conheci o jornalismo independente, um mundo novo se abriu para mim. É muito bom não ter a limitação de tempo do jornalismo diário”, pontua Yuri. O jornalista viu no #Colabora a oportunidade de produzir conteúdo voltado para diversidade. “É uma causa que considero muito importante e fico muito feliz de ter encontrado espaço no jornalismo para me dedicar a ela”, conclui. 

Yuri Fernandes é vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com a série de reportagens “Sem Direitos – O Rosto da Exclusão Social no Brasil”. A série, que aborda a situação de brasileiros que não tem a garantia de direitos básicos, venceu na categoria Produção Jornalística em Multimídia. 

A programação da II Semana de Comunicação Márcio Guerra conta com ex-alunos da UFJF como palestrantes. Yuri, que se formou na Facom em 2016, fez questão de destacar o papel da instituição em sua vida profissional, apontando a importância da experiência conquistada na Produtora de Multimeios - projeto da Facom no qual o jornalista começou seu caminho no audiovisual. 

Veja a programação da II Semana de Comunicação:

Dia 9/11 - sábado - às 10h no Fórum da Cultura da UFJF

Roda de Conversa: As Perspectivas do Jornalismo

Participantes: Flávia Travassos e Geiza Duarte

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 235ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons