29/11/2019

Solenidade da Medalha Nelson Silva homenageia personalidades da cultura negra

Entrega da Medalha faz parte das celebrações do mês da consciência negra, valorizando personalidades de Juiz de Fora

Em sessão solene na noite desta quinta-feira, 28, a Câmara de Juiz de Fora homenageou personalidades da cultura negra local com a entrega da Medalha Nelson Silva, como parte das celebrações no mês da consciência negra.

A escolha dos agraciados com a Medalha foi feita por uma comissão de Mérito composta pelo Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural, Alfredo Ferreira Lage, Universidade Federal de Juiz de Fora, Câmara Municipal de Juiz de Fora, Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial e Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

O cantor e compositor Nelson Silva nasceu no dia 22 de janeiro de 1928. Mineiro de Juiz de Fora foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos fazem parte de seu acervo musical. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo.Nelson Silva faleceu, por insuficiência cardíaca, em 10 de outubro de 1969, deixando aos integrantes do batuque a sua herança de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. O grupo até hoje cumpre à risca a trajetória de seus fundadores, honrando o legado deixado pelo artista.

Os homenageados deste ano foram:

Adelino da Silva Benedito,

Escola Municipal Santa Cândida,

Fernando Luiz Baldioti,

Francisca da Silva, Giovana Bellini,

Instituto Cultura do Samba,

Padre Carlos Augusto Alves dos Santos,

Valmir Costa,

Victor Alexandre Pereira (RT Mallone),

Zélia Maria da Costa Ludwig.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa