03/12/2019

Serviço de Defesa do Consumidor realiza 400 atendimentos durante campanha Itinerante

Proposta da coordenadora é descentralizar a área de atuação do órgão, fomentando também ações de educação para o consumo

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal realizou cerca de 400 atendimentos durante a campanha, que levou a estrutura do órgão aos bairros Benfica e Barbosa Lage, além do Parque Halfeld. A ação aconteceu com o objetivo de levar aos consumidores possibilidades e taxas mais atraentes para quitar os débitos, evitando o deslocamento. “O órgão é da Casa do povo, a gente tem que levar serviço para o povo”, afirma a coordenadora do Sedecon, Gisele Helt.

A ideia das campanhas com atendimentos nos bairros é descentralizar e levar o Sedecon para solucionar demandas de quem mora e trabalha fora do centro, facilitando o acesso. Gisele salienta que o número de atendimentos nos bairros foi significativo, haja vista que correspondeu a metade do número de atendimentos que costumam acontecer no prédio do Legislativo, onde a divulgação é permanente. A iniciativa foi um primeiro passo para novas campanhas, que serão pensadas com viés educativo.

Uma das diretrizes do órgão é fomentar a solução de conflitos por meio da mediação e orientação dos empresário, para que a relação de consumo seja construída no diálogo. “Eles também são consumidores em algum ponto, e o sistema defende as relações de cosumo, por isso, temos que prestar um serviço de educação tanto para o cosumidores como para comerciantes”. Gisele ressalta que os projetos do Sedecon estão mais voltados para a orientação e educação dos consumidores sobre seus direitos e também dos fornecedores sobre seus deveres.

Participaram da campanha Sedecon Itinerante os bancos Caixa, Santander e Itaú, abrangendo inclusive os cartões de redes de varejo e lojas de departamento conveniadas, como por exemplo, os cartões Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Marisa, Credicard e Itaucard.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa