Buscar
 

Arquivo de Notícias

12/02/2020

Parlamento Jovem apresenta proposta a escolas candidatas à edição 2020

Sorteio para seleção das cinco escolas participantes acontece na próxima terça-feira, 18


Estiveram em reunião na Câmara na tarde de terça-feira, 11, representantes das escolas do ensino médio interessadas em conhecer a proposta de trabalho do Parlamento Jovem edição 2020. A dinâmica do projeto foi apresentada pelo sociólogo Sérgio Dutra, que coordena as etapas municipal e regional no polo Zona da Mata II. A próxima fase é o sorteio das escolas que vão participar - sendo três públicas e duas particulares - na próxima terça-feira, 18, às 14h. Em março, entre os dias 02 e 09, serão feitas visitas às escolas sorteadas para apresentação do Parlamento Jovem aos alunos.

Em cada uma das cinco escolas sorteadas serão selecionados quinze alunos do ensino médio, que vão passar pelas etapas de formação política do PJ, um exercício de participação democrática. Estiveram presentes representantes da Escola Estadual Henrique Burnier, Colégio Cristo Redentor - Academia, Escola Estadual Governador Juscelino Kubistchek, Psicosel Banco de Talentos, Colégio Tiradentes da PMMG, Escola Degraus de Ensino, Escola Estadual Antônio Carlos e Colégio dos Santos Anjos. 

O tema da edição 2020 será Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com os subtemas: mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; e recursos hídricos e saneamento básico. Os trabalhos são divididos em três etapas, municipal, regional e estadual, com atividades de discussão nas escolas sobre formação política, democracia, cidadania, funções do Poder Legislativo e mecanismos de participação política. 

Um dos objetivos do programa é incentivar o envolvimento das câmaras municipais e das escolas de ensino médio em atividades de educação para a democracia. Nesse sentido, são parceiros a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), como coordenadora do programa em todas suas etapas; o departamento de Ciências Sociais da UFJF, coordenando os monitores em conjunto com a Câmara de Juiz de Fora; as câmaras municipais, coordenando os municípios do Polo Zona da Mata II, Santos Dumont e Lima Duarte; as escolas da rede pública e privada de todos os municípios; além da PUC Minas, como instituição apoiadora. 


 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 155ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons