Buscar
 

Arquivo de Notícias

19/05/2020

Projeto de lei busca garantir a familiares atualização diária sobre estado de saúde de pacientes internados com COVID-19

Ao fim do dia, familiares serão informados por meio de mensagens de áudio em aplicativos, por e-mail ou até mesmo chamada telefônica

 

Um projeto de lei apresentado pelo vereador Júlio Obama Jr. (PODE) na reunião de segunda-feira, 18, estabelece um procedimento virtual para o acolhimento das famílias de pacientes internados com COVID-19 nos hospitais da rede pública. Todos os dias, ao final do dia, a família deverá ser atualizada sobre o estado de saúde do paciente, por meio de mensagens de áudio em aplicativos, mensagens escritas, ou e-mails - e, não sendo isso possível, o contato deve ser feito por chamada telefônica. No caso de complicação no quadro de saúde do paciente a família deverá ser informada logo que os procedimentos médicos sejam realizados e, em caso de óbito, sobre a causa mortis e os procedimentos necessários para liberação do corpo.

O autor do projeto considera indispensável o uso de novas tecnologias para garantir os direitos daqueles que sejam acometidos pela doença, assim como de seus familiares. "Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como as medidas dispostas acerca da necessidade de isolamento daqueles que compartilham da mesma residência dos suspeitos ou diagnosticados com COVID-19, este projeto se faz indispensável à segurança e à saúde de todos", defendeu na justificativa do texto.

Ao receberem pacientes que sejam internados em leitos, centros de terapia intensiva (CTI) ou unidades de terapia intensiva (UTI), os hospitais deverão cadastrar dados de ao menos um familiar ou pessoa próxima que possa receber informações sobre mudanças no estado de saúde do paciente. Em caso de paciente internado inconsciente, o assistente social da unidade deverá proceder busca ativa para localizar familiares. De acordo com o PL, o paciente receberá uma senha pessoal, que ficará registrada na sua ficha e será encaminhada para o familiar cadastrado para o acesso às informações diárias. 
 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 57ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons