Buscar
 

Arquivo de Notícias

21/05/2020

Representação pede que bancas de jornais sejam consideradas atividade essencial no programa Minas Consciente

A atividade é classificada como serviço de risco médio pelo programa do governo estadual

O vereador Dr. Antônio Aguiar (DEM) solicitou, por meio de representação, que bancas de jornais e revistas sejam classificadas como serviços essenciais no programa Minas Consciente. O documento foi encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) do governo estadual após aprovação na reunião ordinária desta quarta-feira, 20. 

O Programa Minas Consciente estabelece protocolos para a retomada das atividades econômicas nos municípios do estado e propõe a reabertura gradual do comércio. Os serviços são divididos em quatro ondas: a verde, que inclui atividades consideradas essenciais; a branca, para os serviços de baixo risco; a amarela, relativa  aos de risco médio; e a vermelha, que compreende os de alto risco. 

Como explica Antônio Aguiar, o segmento das bancas de jornais e revistas é classificado no Minas Consciente como atividade de risco médio. “Acreditamos que tal serviço pode ser enquadrado na ‘Onda 0’ ou ‘Onda Verde’ por se tratar de um serviço essencial que oferece acesso à informação diária, crédito para telefones celulares facilitando a comunicação à distância, revistas passatempo e palavras cruzadas importantes neste momento de isolamento social, e diversos itens essenciais para a população”, afirma. 

O vereador destaca, ainda, que as bancas não promovem aglomerações e que várias cidades brasileiras já as consideram como serviço essencial. “Outro fator importante é a necessidade de tais empreendedores que, nos últimos anos, já sofrem muito com a concorrência do mundo digital. O impacto da restrição ao trabalho dessas pessoas por um longo tempo pode acabar levando muitos à falência”, defende Antônio Aguiar. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 229ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons