Buscar
 

Arquivo de Notícias

22/05/2020

Vídeos serão produzidos para capacitar participantes do Parlamento Jovem 2020

O planejamento de atividades do PJ está acontecendo por meio de reuniões online

O Parlamento Jovem (PJ) busca alternativas para prosseguir com o trabalho durante a pandemia do novo Coronavírus. Nesta quinta-feira, 21, foi realizada uma reunião virtual entre os monitores, os professores que orientam o projeto e o coordenador do PJ em Juiz de Fora, Sérgio Dutra. O objetivo foi definir formas de capacitar os estudantes que integram a iniciativa em 2020. A solução encontrada foi a produção de vídeos que serão divulgados nas redes sociais do PJ. 

Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o PJ acontece na Câmara de Juiz de Fora desde 2010. Este ano a instauração do PJ na cidade aconteceu no dia 11 de março, com as escolas Henrique Burnier, Governador Juscelino Kubistchek, Antônio Carlos e o Colégio dos Santos Anjos. Diante da necessidade de promover o isolamento social, as atividades foram paralisadas antes do começo das oficinas de capacitação. Além de aprenderem sobre cidadania e política, os estudantes elaboram propostas de lei sobre determinado tema. Nesta edição, a temática é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. 

Como explica Sérgio Dutra, os vídeos elaborados pela Câmara fornecerão informações sobre o tema da edição com o objetivo de despertar o interesse dos alunos em discutir sobre sustentabilidade. Além disso, os conteúdos abordarão conceitos importantes sobre cidadania e formação política. “A gente vai começar a divulgar esses vídeos no Facebook e no Instagram do Parlamento Jovem para mobilizar os estudantes e pode ser que a gente desenvolva, também, alguns podcasts sobre os temas”, afirma o coordenador. 

A produção dos materiais será orientada pelos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Christiane Jalles e Jorge Challoub, que atuam em parceria com o projeto. Na próxima quinta-feira, 28, será realizada outra reunião online na qual será apresentado um vídeo piloto para o projeto. “O professor Jorge Challoub vai fazer a gravação de um vídeo para servir como piloto. Nós vamos discutir em cima do material e, então, definir como será o formato dos próximos vídeos”, pontua Sérgio. O coordenador ressalta, ainda, que alguns vídeos poderão ser utilizados no projeto Câmara Mirim, que promove oficinas sobre cidadania para alunos do Ensino Fundamental. 

 

Reunião com a coordenação estadual 

O PJ é dividido em três etapas: municipal, regional e estadual. Juiz de Fora integra o Polo Regional Zona da Mata II, junto com as cidades de Santos Dumont e Lima Duarte. No dia 2 de maio, representantes de cada município participaram de reunião com servidores da ALMG que compõem a coordenação estadual do PJ. “A orientação foi a de mobilizar os estudantes por meio das redes sociais, mantendo vivo o interesse deles. Quando a situação estiver mais definida será elaborado um novo calendário e veremos como será a nossa postura para desenvolver as atividades aqui em Juiz de Fora e também no Polo Regional”, pontua Sérgio Dutra. 

 

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 233ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons