24/07/2020

Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania inicia atividades

Conselho propiciará maior interlocução entre as forças de segurança

O Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc) deu posse aos seus primeiros conselheiros no dia 23 de julho. Instituído pela Lei 13.975/ 19 em um esforço conjunto entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, o Conselho propiciará maior interlocução entre as forças de segurança e entre elas e a população, além de ampliar o debate sobre segurança no município, uma vez que reúne 30 membros dos mais diversos setores da sociedade. Representando a Câmara no Conselho está o vereador Sargento Mello Casal (PTB).

Em seu discurso, o prefeito Antônio Almas (MDB) ressaltou que “um órgão com tamanha pluralidade permitirá a construção de políticas públicas pelo compartilhamento de ideias”. Almas ainda agradeceu o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, destacando o trabalho do vereador Sargento Mello na questão da segurança pública, ressaltando que o parlamentar “tem buscado apoiar as iniciativas que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania tem realizado”.

Presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, Sargento Mello ressalta que “além de ser um espaço de integração e interlocução dos vários setores da sociedade, o Conselho abre caminho para a busca de recursos junto ao governo federal a serem investidos em políticas públicas, ferramentas de trabalho e na valorização dos profissionais de segurança pública”.

De acordo com o Secretário de Segurança Urbana e Cidadania da PJF, José Sóter de Figueirôa Neto, “o Conselho terá como primeiro grande desafio formatar o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, pautado na prevenção e na articulação com políticas sociais básicas, que vigorará por 10 anos e será encaminhado à Câmara dos vereadores”. Tanto o Conselho quanto o Plano Municipal de Segurança integram as Diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública do Governo Federal.

Fonte: Assessoria do vereador

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa