Buscar
 

Arquivo de Notícias

29/12/2020

Câmara devolve R$ 9,1 milhões aos cofres do Município para aquisição de vacinas contra a COVID-19

Devolução de recursos é uma prática anual  

 

Em cerimônia na tarde desta terça-feira, 29, o presidente da Câmara, vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho - Pardal (PSL) anunciou que neste ano de 2020 o Legislativo está devolvendo R$ 9.181.929,21 aos cofres do Município, com o apelo de que seja utilizado para a aquisição de vacinas e insumos contra a COVID-19. Pardal salientou que a devolução é fruto de um compromisso de austeridade e respeito com o dinheiro público. O valor representa cerca de 20% em um montante de 43 milhões ao ano, que é direcionado à Câmara dentro da Lei Orçamentária Anual, para custeio e manutenção do Poder Legislativo. Quando a gestão preza pela economia nos gastos, uma parte do dinheiro é devolvido.

 

Estiveram presentes as futuras secretárias de Governo, Cidinha Louzada, e saúde, Dra. Ana Pimentel, e os vereadores Juraci Scheffer (PT), João Coteca (PL), Júlio Obama Jr. (POD), Dr. Antônio Aguiar (DEM), Nilton Militão (PSD), Zé Márcio - Garotinho (PV), Marlon Siqueira (Progressista), Sgt Mello - Casal (PTB). A futura secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou que recebe a notícia com muita alegria. “Nesse momento de tanta dificuldade que a gente tá passando, quando você recebe uma notícia dessa, vê o zelo que essa Câmara teve, o cuidado com o dinheiro público, que é uma coisa que todos nós que administramos uma cidade ou que temos cargo público precisamos ter: cuidado com esse dinheiro. E a notícia chega melhor ainda por conta das dificuldades com essa questão das vacinas. Então já ser direcionado dentro do orçamento esse dinheiro pra gente poder ter a vacinação na ponta é muito importante. Teremos outros desafios também que não serão fáceis, mas eu quero dizer o seguinte: a cidade que nos espera é uma cidade com muita esperança”.

 

O vereador Dr Antônio Aguiar destacou que a devolução é um ato a mais em defesa da saúde pública. “Estaremos sempre aqui defendendo o interesse da cidade e mesmo em momentos de cobrança será com a intenção de contribuir”. Júlio Obama Jr. destacou o fim da verba indenizatória como contribuição para a devolução expressiva de recursos. Já Juraci Scheffer lembrou que a devolução é uma contribuição conjunta de todos os vereadores, pelo cuidado e austeridade com os recursos públicos. O vereador cobrou dos representantes do futuro governo que enviem o mais rápido possível o Plano Municipal de Imunização, para que seja definida uma estratégia de como fazer a vacinação da população, já que há uma Lei aprovada na Câmara sobre o assunto. 

 

João Coteca salientou que “a câmara mostrou que tem um compromisso muito sério com a cidade” e Nilton Militão lembrou que quando os poderes trabalham em harmonia quem ganha é o povo. “A sensibilidade de economizar esse montante chegou em um momento oportuno, quando a população está precisando desse dinheiro”. Sargento Mello Casal  lembrou das dificuldades que a Saúde enfrenta, como o pleito para abrir as portas do João Penido, que fundamentou inclusive a criação de uma Comissão Especial na Casa. O vereador lembrou também de questões burocráticas que impedem a execução de projetos, obras de infraestrutura, utilizando verbas de emendas parlamentares “É dinheiro que a gente trouxe para o município (...) são verbas que chegam e ficam estacionadas”. Garotinho ressaltou as dificuldades que a cidade enfrenta com comércio e indústrias fechadas, a pandemia com alto índice de contaminação e hospitais com poucos leitos. “Há muito trabalho a ser feito (...) que não percamos de vista esse sentimento de esperança”, finalizou. 

 

Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 86ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons