Buscar
 

Arquivo de Notícias

02/04/2021

Semana de Conscientização do Autismo 2021 - Abertura conta com a presença de vereadores da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Mesa Diretora

As ações da semana voltam na próxima segunda-feira, 5, e irão até o dia 9 de abril, sempre com divulgação nos canais oficiais da Câmara

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu na última quinta-feira, 1º de abril, a abertura da Semana de Conscientização do Autismo 2021, realizada em parceria com o Grupo de Apoio a Pais e Profissionais com Autismo (Gappa). Abrindo a série de palestras, o presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), e o 1º vice-presidente - também um dos palestrantes convidados - Dr. Antônio Aguiar (DEM), se uniram à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representada pelos vereadores Maurício Delgado (DEM), André Luiz (REPUBLICANOS) e Julinho Rossignoli (PATRIOTAS).

“A Câmara abre suas portas e reverbera a semana de conscientização do autismo, que é mundial. Tempo de aplaudir e dar voz à família e aos profissionais ligados às pessoas com transtorno do espectro autista”, relata Juraci, salientando a abertura da Casa do Povo para a defesa de causas como essa. Na mesma linha, o vereador presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência destacou o mérito do evento. “Foi a ONU escolheu essa data no dia 18 de dezembro de 2007, tamanha a importância deste tema a nível internacional. Precisamos reforçar que autismo não é doença. Esta semana vai nos trazer muito conhecimento e experiências importantes”, pontuou Maurício Delgado.

Segundo a fundadora do Gappa, Ariene Menezes - que há 6 anos realiza também eventos de conscientização - a semana é “uma oportunidade de ver e conversar, o que está acontecendo hoje em relação ao autista na cidade e no estado, sobre o mercado de trabalho. Neste momento de pandemia, é importante frisar pontos importantes de equidade e igualdade”, pontuou. Durante a abertura, em uma participação especial, a cantora Juliana Marcelino e o tecladista Marcelo Xavier apresentaram a música “Hino ao Autismo”, composta por Ronaldo Cruz.

Os outros vereadores-membros destacaram o papel da comissão em propor capacitações como essa como forma de combater o preconceito e a ignorância. André Luiz parabenizou a iniciativa do evento e “às pessoas que trabalham com pessoas com deficiência, que fazem sempre com amor”. Já Julinho Rossignoli fez um resumo da sua experiência na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “É um grande prazer estar nesta comissão e um grande aprendizado. Espero que o ano que vem possamos continuar com esse trabalho”

Após as primeiras falas, o vereador Dr. Antônio Aguiar, que também é médico-pediatra, deu início a sua palestra com o tema “Epidemiologia do autismo”, assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aAPs3wvIYos

Como será a Semana de Conscientização do Autismo 2021

Além de propor esta discussão com vídeos, ações nas redes sociais e matérias especiais no site e pelos canais da JFTV Câmara e Rádio Câmara JF, por meio de uma parceria com o Gappa, a CMJF sediará palestras e mesas de discussão que serão transmitidas pela TV e o Youtube. Neste ano, o tema do ciclo de palestras da semana será “Respeito às singularidades: igualdade e equidade na prática”. 

Confira abaixo a programação e participe, sempre por meio do canal digital 35.1 ou no YouTube. 
 

Programação Ciclo de Palestras

05/04

19h - Wesley Barbosa - coordenador Estadual de Articulação e Atenção à Pessoa com Deficiência; secretário do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais

Tema: “Os avanços das políticas públicas para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista”

 

20h - Kaká Koerich Lobe - autistóloga

Tema: “O papel da família no tratamento do autista”

 

06/04

19h - Nádia Ribas - secretária de Educação 

Tema: “Igualdade e equidade na prática dentro do contexto escolar” 

 

20h - Carolina Gouveia - psicóloga Espaço TEApoio; Clínica Passo a Passo

Tema: “O impacto psicológico e mental da pandemia e suas consequências no autista e sua família”

 

07/04

19h - Daniel Carmo - educador físico 

Tema: “A importância do exercício físico para a pessoa com autismo”

 

20h - Daniel Costa e Ariene Menezes - fundadores do Teia Habitat 

Tema: “Relação: autismo x mercado de trabalho”

 

08/04

19h - Maria Cristina Fernandes - Terapeuta Ocupacional - Clínica Tois

Tema: “Qualificação e colocação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”

 (Baseada no projeto desenvolvido pela Federação das APAEs da qual fez parte do processo de inserção dos assistidos pela Apae de Juiz de Fora)

 

09/04

19h - Ana D´arc – Psicóloga - Clínica Passo a Passo 

Tema: “Autismo e preparação para o mercado de trabalho”

(Projeto de capacitação realizado na Clínica Passo a Passo com os pacientes da Instituição)

 

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 41ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons