12/04/2017

Vereador Cido quer campanha sobre doença cinomose em cães

Promover campanha de conscientização para vacinação de cães contra a cinomose. Este é o intuito do Projeto de Lei (PL) do vereador Cido Reis (PSB) que tramita na Câmara Municipal. A cinomose canina é uma doença grave, causada por vírus, e pode ser altamente contagiosa, podendo ocasionar a morte do animal nos casos mais graves. A doença é transmitida através de animais infectados, uma vez em contato com a fezes, urina, secreções, salivas ou fômites utilizados por outros animais contaminados.

De acordo com o texto, os sintomas vão desde a perda de apetite, sendo um dos processos iniciais da doença, ou por conjuntivite, com corrimento espesso, espinhas grossas na barriga, diarreia, vômitos, corrimento ocular e nasal, dificuldade na respiração, e graves problemas neurológicos como convulsões e mioclomia, prejudicando os movimentos musculares.

O vereador destaca que a campanha de conscientização permanente pode reduzir a incidência da doença. “A melhor forma de tratamento é a prevenção através da vacinação, por isso, a necessidade dessa campanha que irá alerta à população dessa grave doença”, disse.

Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa