08/08/2017

Fiscaliza JF vistoria Uaps São Pedro e E.M Tancredo Neves

O Fiscaliza JF visitou a Unidade de Atendimento Primário à Saúde (Uaps) do Bairro São Pedro e a Escola Municipal Tancredo Neves. As instalações dividem o mesmo terreno e compartilham o estacionamento. A equipe recebeu uma reclamação  anônima sobre o atendimento precário da Uaps. A unidade não tem recepcionista e o quadro clínico é insuficiente, o que levou os representantes de fiscalização da Câmara a visitar a unidade nesta segunda-feira, dia 07. Quanto a visita à escola, os membros do projeto aproveitaram a proximidade entre as duas instalações para realizar a vistoria no local.

Na Uaps foi constatada a deficiência no quadro de funcionários, sobretudo, a necessidade de  alocação de mais um funcionário na central de marcação de consultas devido a grande demanda. Além disso, a possibilidade de construção de uma unidade de saúde no Bairro Caiçaras, com finalidade de diminuição da demanda na unidade visitada, que atualmente atende a 24 bairros, com equipes insuficientes.

Segundo o relatório feito pelo Fiscaliza JF, o local também apresenta condições ruins nas instalações médicas, contendo mofo e cupins . A Uaps não possui acessibilidade, não tem rampas nem corrimões que viabilizem o acesso ao segundo andar, sendo o atendimento à pessoas portadoras de alguma deficiência realizados no primeiro.

Já em relação à Escola Municipal Tancredo Neves foi diagnosticada a necessidade de aquisição, pela Prefeitura, de 60 conjuntos de carteira e cadeira, visto que o valor destes supera a condição orçamentária da escola; bem como a contratação de um porteiro e a construção de 02 salas de aula, que já possuem projeto aprovado. Além disso, a possibilidade de implementação de condições de acessibilidade ao segundo pavimento onde ficam o laboratório de informática e sala de leitura. A escola atende alunos cadeirantes e a inexistência de rampa de acesso com corrimão dificulta a locomoção desses portadores de necessidades especiais a este pavimento. O relatório também aponta algumas falhas estruturais, como rachaduras na sala da coordenação e pisos danificados.

O projeto

O Fiscaliza JF tem por objetivo receber as reclamações ou representações dos usuários referentes às ações do Poder Executivo Municipal; coordenar e organizar ações de fiscalização ao patrimônio público municipal; encaminhar relatórios das visitas de fiscalização aos órgãos competentes e fiscalizadores instituídos; e receber denúncias de possíveis irregularidades contratuais da Administração Direta e Indireta do Município de Juiz de Fora.

As denúncias podem ser feitas pela internet (www.camarajf.mg.gov.br/fiscalizajf), pelo telefone: 0800-970-0707 ou pessoalmente na Rua Marechal Deodoro, 722, Centro. Os relatórios serão enviados para as secretarias responsáveis pelas demandas.

Informações: 3313-4734/4941 – Assessoria de Imprensa