09/08/2017

Legislativo treina servidores para a nova fase do E-Câmara

Dando sequência à segunda etapa do programa E-Câmara que visa, agora, digitalizar todos os requerimentos, moções e pedidos de informação, servidores de nove gabinetes de vereadores passaram por uma capacitação na tarde desta quarta-feira, 9, no plenário. A diretora Legislativa da Casa, Maria Aparecida Fontes Cal e servidores do setor de Tecnologia da Informação da Câmara apresentaram a nova etapa do programa aos funcionários, informando todos os passos e métodos necessários para enviar os documentos de forma digital.

Na próxima terça-feira, 15 de agosto, o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB), apresenta  aos vereadores esta nova fase do programa para, já no dia 17 de agosto, todos esses procedimentos serem expedidos de forma digital.

Na bancada dos parlamentares no plenário já foram afixados os notebooks de cada vereador, onde eles poderão acompanhar o andamento das proposições de forma online. O setor de Tecnologia da Informação está fazendo os últimos ajustes visando colocar as máquinas funcionando no primeiro dia das reuniões ordinárias de agosto.

Na primeira etapa do E-Câmara – realizada no primeiro semestre deste ano, memorandos, ofícios e circulares de papel passaram a ser expedidos de forma digital.  O E-Câmara têm como principais propostas tornar o Legislativo mais sustentável e cada vez mais transparente, com a diminuição da utilização de papéis.

Segundo o presidente da Casa, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), o E-Câmara vai gerar uma redução de custos para o Legislativo.  “Espera-se que haja uma economia anual de 150 mil reais para a Casa Legislativa. Além de ser uma medida sustentável, o programa também é uma forma de modernizar o Legislativo, e considerou que a Câmara Municipal de Juiz de Fora poderá se tornar a primeira do Estado de Minas Gerais a ser totalmente digitalizada.