Buscar
 

Arquivo de Notícias

03/10/2017

JF ganha Câmara Sênior que promete estimular participação das pessoas idosas na vida da cidade

Estimular e/ou aumentar o grau de participação social das pessoas idosas em Juiz de Fora, criando um espaço político de discussão e reflexão permanente sobre as principais demandas da cidade. Este é apenas um dos objetivos da Câmara Sênior, instalada oficialmente nesta segunda-feira, dia 02, no Legislativo Municipal.
 
A cerimônia - que também comemorou Dia Internacional do Idoso - celebrado  no dia 1° de outubro,  foi marcada pela entrega dos termos de posse aos 20 membros e cinco instituições que compõem a Câmara Sênior.  A definição dos membros e das instituições foi realizada por meio de um sorteio que ocorreu no dia 31 de agosto, no plenário.
 
As cinco instituições sorteadas foram a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos; Amac/Centro de Convivência do Idoso; Ordem dos Advogados do Brasil - subseção Juiz de Fora (OAB/JF); Espaço Bem-Estar Saúde Integrada e Lar do Idoso Luiza de Marillac.
 
Para a presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, vereadora Ana do Padre Frederico (PMDB), "ser idoso não é sinônimo de velhice, nem de sedentarismo ou mau humor, vamos ser felizes".  
 
O gerontólogo e Assistente Social, José Anísio Pitico da Silva,, “um simples gesto de cidadania, com a presença da Câmara Sênior em nossa rotina urbana, mas que faz toda a diferença ao promover a participação dos mais velhos na solução dos problemas que temos na cidade. Num momento tão incerto e inseguro como o que nosso país atravessa na construção de seu futuro, nada mais sensato e recheado de esperanças do que ouvir a voz das pessoas mais experientes e mais vividas para a conquista de uma cidade mais justa, mais solidária e civilizada”. 
 
Para o presidente do parlamento municipal, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), “a instalação da Câmara Sênior é mais uma demonstração de que o Legislativo de Juiz de Fora luta por uma democracia permanente, com as participações de crianças, jovens e idosos nas discussões da Casa, por meio de programas como o Câmara Mirim, o Conheça a Câmara, o Parlamento Jovem e, agora, a Câmara Sênior. 
 
O deputado estadual Isauro Calais (PMDB) informou aos presentes que por meio de uma emenda proposta por ele, o município irá realizar novas obras de acessibilidade no centro da cidade, que não serão voltadas apenas para pessoas com deficiência, mas também para os idosos. "Hoje a população idosa representa 14% de toda a população de Juiz de Fora."
 
Estiveram presentes também na sessão os vereadores João Coteca (PR), Delegada Sheila (PTC), Pardal (PTC), Charlles Evangelista (PP), Vagner de Oliveira (PSC), Marlon Siqueira (PMDB) e Dr. Antônio Aguiar (PMDB).  
 
 
Capacitação começa nesta quinta-feira
 
A Escola do Legislativo Professor Willian Coury Jabour será responsável por capacitar os membros da Câmara Sênior. Nesta quinta-feira, 05, acontece a primeira palestra com o tema Política, Cidadania, Democracia e Participação Política, ministrada pelo servidor concursado Sérgio Dutra, coordenador do Parlamento Jovem e da Câmara Mirim. Nos dias 6 e 9, os servidores Sérgio Loures e Cristiane Mara Teixeira falam sobre Mecanismos de Participação Popular, poderes do Município e Orçamento Público. E no dia 20, encerrando a capacitação, a assistente social da Casa e coordenadora dos trabalhos da Câmara Sênior, Flávia Duarte, fala sobre Políticas Públicas e Participação Popular. 
 
 
Informações: 3313-4734 – Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 125ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons