09/10/2017

CAC promove capacitação para integrantes do Câmara Sênior

Com o objetivo de capacitar os vereadores sêniores, o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara realizou nesta segunda-feira, 09, mais uma palestra. Neste terceiro encontro, foi abordado o sistema e o ciclo orçamentário municipal. Foi feita uma revisão básica para explicar o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei de Orçamento Anual (LOA).  A intenção é preparar os idosos que vão participar da Câmara Sênior, de modo que eles conheçam os trâmites legislativos.

O palestrante do encontro e advogado da Câmara, Sérgio Loures, ressaltou que nessa primeira fase a finalidade é possibilitar o conhecimento sobre a Câmara e seus processos,  além de “proporcionar aos vereadores sêniores a capacidade de adquirir maior cidadania”. Loures salientou que se houver a necessidade de ter mais capacitações, a Escola do Legislativo vai dar todo o suporte para os integrantes do projeto.

Participante de vários grupos que envolvem os idosos da cidade, a aposentada Clélia Silva, destacou que essas qualificações viabilizam o entendimento dos deveres e direitos dos cidadãos, e que isso pode e deve ser repassado para outras pessoas.

Já o aposentado, Emanuel Carneiro, frisou que atividades como essas são importantes para que a terceira idade não fique ociosa, além de ainda poder contribuir com a sociedade. “O projeto pode proporcionar a reivindicação e a criação de projetos, além de ter caráter transformador”, afirmou.

Na semana passada, foram oferecidas duas palestras com os temas Política, Cidadania, Democracia e Participação Política; e também sobre os Processos Legislativos. Nesta terça-feira, dia 10, ocorre a última capacitação sobre Políticas Públicas e Participação Popular na Escola do Legislativo Willian Coury Jabour.

Informações: 3313-4734 – Assessoria de Imprensa