09/11/2017

Medalha Nelson Silva: Mês da Consciência Negra vai ser marcado por homenagens na Câmara

Oito cidadãos que se destacam na produção, apoio e difusão de manifestações sociais e culturais da raça negra, além de duas associações serão homenageadas pela Câmara Municipal de Juiz de Fora com a Medalha Nelson Silva, edição 2017. A sessão solene de outorga acontece no plenário do Legislativo, no dia 30 de novembro, às 19h30, e será transmitida pela JFTV Câmara, canal 35 aberto.

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), há muito o que lutar para acabar com o preconceito que existe no Brasil e no mundo. “Há muito que fazer pela valorização e promoção do negro, tanto em Juiz de Fora como no Brasil. Mas o maior desafio é reconhecer que ainda há preconceito, pois assim é mais fácil combatê-lo. Porque os problemas, enquanto ocultos, se agravam”, disse.

A Resolução nº 1120 que institui a Medalha Nelson Silva é de 29 de outubro de 1999. A honraria foi criada em parceria com o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e é concedida anualmente.

O cantor e compositor Nelson Silva nasceu no dia 22 de janeiro de 1928. Mineiro de Juiz de Fora foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos fazem parte de seu acervo musical. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo.

Confira os homenageados do ano de 2017:

Indicados pela Câmara Municipal:

Nivaldo Jesus da Silva
Mestre Giovane Israel dos Santos

Indicados pelo Batuque Afro-brasileiro e Nelson Silva:

Plaudilina de Oliveira Boscato
Irani Alves