Buscar
 

Arquivo de Notícias

16/11/2017

Revisão do Plano Diretor: Câmara convida especialistas do Brasil para discutir ordenamento da cidade

Com o objetivo de atender aos interesses da sociedade e aumentar a participação popular, a Câmara de Juiz de Fora está abrindo suas portas para a revisão do Plano Diretor do Município. Com a participação de especialistas de todo o Brasil, o Legislativo vai promover uma série de palestras e debates sobre temas ligados ao Plano Diretor como mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, meio ambiente, saneamento, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável, entre outros.

A palestra magna acontece na próxima quarta-feira, 22, às 10h, no plenário. O debate será transmitido pela JFTV Câmara em canal aberto 35, garantindo mais transparência nas discussões. O convidado especial será o ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, que vai ministrar a palestra “Cidades: Mobilidade, Habitação e Escala - Um chamado à Ação”. Sérgio é arquiteto e doutor em Urbanismo. Foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro e secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro.

Segundo o vereador e presidente da comissão de Urbanismo, engenheiro Zé Márcio (PV), a ideia é promover um ciclo de cinco palestras, com diversos temas diferentes que fazem parte do Plano Diretor. O calendário com as datas ainda está sendo finalizado. Estudantes que participarem de 80% das palestras, receberão certificados.

Uma semana após cada palestra, serão agendados debates técnicos, com a participação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e de entidades que fizeram parte da revisão do Plano Diretor. O objetivo é discutir capítulos específicos do documento como: ordenamento territorial; macrozoneamento; gestão do uso e ocupação do solo; instrumentos de políticas urbanas, gestão democrática e sistema de planejamento do território.

“O Plano Diretor é o instrumento que norteia a política de desenvolvimento do Município. Criá-lo ou revisá-lo não é missão exclusiva do Executivo. Todos aqueles que influenciam a realidade local devem contribuir para o desenvolvimento da cidade. O Plano Diretor precisa ser construído por meio de um processo que promova um pacto em torno de propostas que representem os anseios da sociedade. Por isso, estamos promovendo estes debates democráticos, fazendo um chamamento público para que um número grande pessoas participe da revisão deste importante documento”, finaliza Zé Márcio.


Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 421ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700

design by
©2011 Câmara Municipal de Juiz de Fora | Licensa Creative Commons